fundo página3

Exames Nacionais 2024

Exames nacionais

- Os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, nos prazos definidos no Regulamento de Provas de Avaliação Externa e Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.

- O processo de inscrição para a realização de provas e exames, no ano letivo 2023/2024, efetua-se através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), disponível no endereço https://jnepiepe.dge.mec.pt

prazosIns

 

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
Despacho Normativo n.o 4/2024 de 21 de fevereiro de 2024

Guia Geral de Exames 2024

SESSÃO INTERNA DE JÚRI DE CERTIFICAÇÃO DE ADULTOS

 qualifica

O polo do AEMaximinos do Centro Qualifica do Município de Braga (CQ/CMB) realizou ontem (terça-feira, 20 de fevereiro) das 17.00 às 20.00 horas, na escola secundária do nosso agrupamento de escolas, mais uma sessão de júri de certificação de quatro formandos do processo RVCC – nível secundário.

Desta vez, as congratulações são para os formandos José de Sá, Bruno Louro, Elisabett Vieira e Sérgio Freitas a quem a nossa Equipa Técnico Pedagógica (ETP) agradece a oportunidade de ter contribuído para a sua formação, reconhecimento e certificação de competências. É sempre para nós um gosto promover a aprendizagem como processo contínuo e como ponto de partida para melhores qualificações, mais educação, mais emprego e mais opções. Parabéns aos quatro pela resiliência demonstrada e pelas aprendizagens que partilharam connosco. Felicidades e muito sucesso para os seus próximos processos de formação.

Na sessão tivemos ainda o gosto de receber na plateia, um grupo de alunos (também adultos), e professores das escolas CEPER Vitoria Alba e CEPER Trece Rosas, ambas de Jerez de la Frontera (Cádiz-Andaluzia) no âmbito de um projeto de Erasmus.

Um agradecimento muito especial ainda, ao Diretor do nosso agrupamento, à sua equipa e às assistentes operacionais pelo apoio logístico, indispensável a estas atividades que também contribuem para a manutenção da imagem externa do nosso agrupamento de escolas.

IMG 0737

Visita de estudo a Berlim

batch WhatsApp Image 2024 02 19 at 09.58.55

Visita de Estudo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês: Descobrindo a Porta do Lindoso

Os alunos do 8º ano da nossa escola embarcaram recentemente numa emocionante visita de estudo ao coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde tiveram o privilégio de explorar a deslumbrante região da Porta do Lindoso.

Esta experiência única proporcionou aos nossos estudantes uma verdadeira imersão na riqueza natural e cultural deste local emblemático. Sob a orientação atenta dos nossos professores, e de técnicos especializados em património cultural e natural, os alunos puderam apreciar a majestosa paisagem montanhosa, mergulhar nas águas cristalinas dos ribeiros locais e explorar as tradições ancestrais das aldeias circundantes.

Além de apreciar a beleza natural, os nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e da valorização do património cultural. Esta visita de estudo foi não apenas educativa, mas também inspiradora, despertando nos nossos jovens o desejo de proteger e valorizar o nosso ambiente natural.

Estamos gratos por esta enriquecedora experiência que, sem dúvida, deixará uma marca indelével nas mentes e nos corações dos nossos alunos. Agradecemos a todos os envolvidos na organização e realização desta memorável jornada.

Acabar com uma palavra de enorme agradecimento aos professores acompanhantes e aos Técnicos Drs. Nelson e Nuno pelo seu conhecimento, empatia e disponibilidade. Sem eles, teria sido impossível. 

Sabias que ...

SABIAS QUE 14

Palestra Internet+ Segura

 

A BE, em articulação com a Polícia Judiciária de Braga, vai promover, no dia 20 de fevereiro, duas palestras intituladas “Juntos por uma Internet Melhor”, para os alunos do 10º ano do agrupamento.

 

As palestras inserem-se no âmbito da comemoração do Dia da Internet Mais Segura - 6/2/2024.

IS2004
 
#bibliomaximinos #aemaximinos #internet+segura
 

 

“PRONTO A TROCAR”

ProntoTrocar_BR.jpg

Traz o que não utilizas, leva o que precisas!

É já na próxima 5ª feira, dia 22 de fevereiro de 2024, que ocorrerá a atividade PRONTO A TROCAR, nos espaços exteriores da Escola Secundária de Maximinos.

PRONTO A TROCAR é uma atividade dinamizada pela Escola Embaixadora do Parlamento Europeu do AEMaximinos, numa lógica de combate ao desperdício e de sustentabilidade, de reutilização, de dar uma nova vida ao vestuário APARENTEMENTE INÚTIL.

A atividade pressupõe a receção (contínua) de vestuário usado, no Bloco 2, junto das Assistentes Operacionais, e a apresentação das mesmas, uma vez por mês, sempre à 5ª feira, num “estendal escolar” (sempre que as condições atmosféricas o possibilitem).

A atividade PRONTO A TROCAR pressupõe a partilha e a troca: traz o que não utilizas, leva o que precisas!

O PRONTO A TROCAR é de todos e para todos: toda a comunidade escolar pode trazer peças de vestuário e de calçado, em bom estado, limpo, que já não sejam utilizados; qualquer pessoa da comunidade escolar pode levar as peças, dispostas no “estendal escolar”, com total liberdade de escolha, sem supervisão.eepe

Resultados dos desafios de programação da Hora do Código

1º Lugar para o Agrupamento de Escolas de Maximinos

É com grande orgulho que informamos toda a comunidade dos resultados da participação nos desafios de programação realizados no âmbito da Hora do Código entre os dias 6 e 15 de dezembro de 2023: 1º Lugar: André Alhinha, 12º1 e 7º Lugar: Rogério Proença, 12º1.

Muitos parabéns aos premiados!  👌❤️

CPrHCodigo2024

Resultados dos Desafios de Programação

Encontro Regional Rede de Escolas para a Educação Intercultural - REEI

batch 417528756 1145152476824318 6076759410725292018 n

No passado dia 8 de fevereiro, 3 membros da Equipa Técnica (Assistente Social, Rita Prata, Educadora Social, Diana Silva, Psicóloga, Sónia Dias) do Gabinete de Receção, Integração e Acolhimento aos alunos migrantes do nosso Agrupamento (GRIA), estiveram no I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que se realizou em Coimbra.
A nossa escola faz agora parte de um novo ciclo do programa REEI (de 2023 a 2027), uma cooperação entre a Direção-Geral de Educação, o Alto Comissariado para as Migrações (cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo) e a Fundação Aga Khan. Com a REEI pretende-se “promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as crianças e jovens da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas”. (REEI, 2023)

Erasmus na Grécia

collage2

No âmbito do projeto "My coding bag without a computer", os representantes portugueses deslocaram-se a Patras, na Grécia, para mais um meeting do projeto.
Neste encontro os parceiros envolvidos partilharam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.
O Agrupamento de Maximinos apresentou nove jogos que visavam desenvolver, em crianças entre os 3 e os 6 anos, competências ao nível da codificação.
Todas as crianças dos jardins de infância do Agrupamento participam na dinamização das atividades explorando os jogos desenvolvidos no projeto e com estes expandindo as suas capacidades de resolução de problemas. Para além desta promovem igualmente o domínio de conceitos básicos de programação, habilidades e domínios emocionais e sociais.
Os jogos criados intitulam-se: "o gato e o rato", "o robot falante", "círculos de natureza", "qual é a regra?", "fontella", "frutos secos", "molas", "ratos dançarinos" e "emoções". Para além de se revelarem do agrado das crianças desenvolvem, ainda, a criatividade e competências socioemocionais tão fundamentais para o desenvolvimento intelectual de crianças desta idade.
Para as educadoras estes jogos revelaram-se potenciadores de ambientes de aprendizagem facilitadores do desenvolvimento integral da criança, preparando-a para o futuro nos diferentes domínios. Em suma todo este trabalho se demonstrou uma mais valia no desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas para além de um excelente agregador de diferentes culturas e necessidades.

 

Corta-mato Distrital

cortaMato24

Arduino no S. Valentim

No dia 8 de fevereiro realizou-se uma sessão/workshop de robótica com a turma 11º4, nas aulas de Programação e Sistemas de Informação e Redes de computadores, sob coordenação do professor Sandro Rodrigues.
Os alunos tiveram oportunidade de trabalhar com Arduínos e vários componentes eletrónicos, construindo (soldando e programando) alguns painéis de leds alusivos ao dia de S. Valentim.

50401537

Ver Fotos aqui.

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

 

 

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt
Ficha de inscrição