Diz-se na Declaração Universal dos direitos da criança, em concreto no Princípio 2.º, que “a criança gozará de uma proteção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade”.
Assim, neste mês de abril, mês azul, mês da prevenção aos maus-tratos na infância, lembra-se novamente que é preciso “pouco” para se cuidar de uma criança, se houver muito amor e respeito.
Realizou-se no passado dia 21 de março, junto à sala dos alunos da E.B.2,3 Frei Caetano Brandão o ato eleitoral do Orçamento Participativo das Escolas 2024. Foram convidados a votar, todos os alunos do 3º Ciclo da E.B.2,3, num total de cento e setenta alunos. Tendo sido apresentada uma única proposta, cujas autoras (alunas que integram a Associação de Estudantes) denominaram de «Juntos com Ritmo e Diversão», a mesma consagrou-se vencedora com um total de noventa seis votos. Da referida proposta consta a aquisição de Equipamento de Som para apoio à radio escola e a realização de eventos lúdicos/culturais; para além de uma Mesa de Air Hockey para a sala dos alunos, de modo a proporcionar momentos de convívio saudável e diversão nos intervalos de aulas.
O Orçamento Participativo das Escolas é uma oportunidade de exercício cívico para os alunos e de colaboração na melhoria quer das condições do processo de ensino – aprendizagem, quer de ocupação dos seus tempos livres.
Na passada terça-feira, 19 de março, os formandos do nosso grupo de adultos participaram, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, num recital de poesia intitulado “Poemas da Liberdade” no âmbito da celebração do mês da poesia e dos 50 anos do 25 de abril de 1974.
Uma excelente sessão de aprendizagem muito envolvente e participada que relembrou os valores de abril através da cultura, da literatura, da leitura e da declamação.
Mais uma vez os nossos formandos estão de parabéns pela excelente participação e, um agradecimento especial à Drª Amélia Borges de Cultura, Língua e Comunicação que selecionou os textos e preparou as intervenções.
A Educação Ambiental estabeleceu o ponto de partida para o trabalho desenvolvido em consonância com os Projetos curriculares de grupo. O respeito e a valorização pelo Ambiente Natural e Social, foram abordados de uma forma significativa na área da Formação Pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo, de modo a incentivar boas práticas de proteção da natureza.
O Projeto Curricular de Jardim de Infância/Grupo recai sobre o tema: “VAMOS AJUDAR A SALVAR O PLANETA” Importância da PERSEVAÇÃO DAS ESPÉCIES DOS MARES E DOS RIOS.
Por observarmos a necessidade de trabalhar em contexto escolar, a relação entre a criança e o meio, de modo a desenvolver e promover atitudes responsáveis em relação ao ambiente.
A articulação com as famílias foi bastante enriquecedora na investigação com os seus educandos.