Centro de recursos para a inclusão
Os centros de recursos para a inclusão, vulgarmente designados como CRI, são recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e inclusão. Neste âmbito, no presente ano letivo, o AE Maximinos estabeleceu uma parceria com a entidade CERCI Braga.
Para além de apoiar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos (em termos de desenvolvimento pessoal, social, psicomotor, linguagem/comunicação, entre outros) e o desenvolvimento de processos de transição para a vida pós-escolar, a sua ação é relevante na capacitação da comunidade educativa para uma melhor inclusão.
A partilha de saberes, a formação de professores e assistentes operacionais (em áreas diversas como: comunicação alternativa, correção postural, comunicação assertiva, diversidade cultural…), a habilitação dos encarregados de educação, bem como o desenvolvimento de espírito de equipa em diferentes turmas, são exemplos das boas práticas que têm sido desenvolvidas no AE Maximinos.
Dinâmicas desenvolvidas com as turmas: Bingo Humano da Amizade; Basket das Injustiças
As atividades realizadas tiveram como propósito promover o espírito de equipa, o bom relacionamento e a reflexão sobre a importância de valorização da diversidade.
Na opinião das técnicas que as desenvolveram (Andreia Soares -Educadora Social; Lígia Lomba- Terapeuta da Fala; e Sara Magalhães- Fisioterapeuta), estas dinâmicas são benéficas para o desenvolvimento social e pessoal de cada criança/jovem/aluno, unindo o lúdico à aprendizagem.
A importância do respeito pelo outro, a perceção que, apesar de diferentes, temos pontos e gostos em comum, permitiu a cada aluno conhecer melhor os elementos da sua turma, desenvolvendo o espírito de pertença e entreajuda.