No dia 11 de maio realizou-se o Campeonato Regional do Desporto Escolar, da modalidade de Boccia, em Vila Real.
O AE Maximinos esteve representado pelo aluno Sérgio Soares, da turma 3 do 10º ano de escolaridade, e pela sua assistente técnica desportiva, D. Andrea Ribeiro, obtendo o 2º lugar. Parabéns ao Sérgio pelo esforço e dedicação.
Informam-se todos os encarregados de educação que pretendam usufruir dos Apoios da Ação Social Escolar (ASE) em 2022/2023, que está aberto o prazo de candidatura que decorre até 15/06/2022.
Para proceder à candidatura, os Encarregados de Educação devem preencher o Boletim de Candidatura, que está disponível (AQUI). [apenas para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário] e enviar os seguintes documentos para o endereço eletrónico - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
- Boletim de candidatura devidamente preenchido e assinado (*);
- Declaração atualizada do Abono de Família passado pela Segurança Social;
- Situação Especial: Declaração do Centro de Emprego, no caso de o Pai e/ou a Mãe estar(em) desempregado(s) há mais de 3 meses e lhe seja atribuído o 2º escalão do abono de família.
(*) – assinatura digital; assinatura manuscrita e digitalizar o documento para enviar, ou passar, em tempo útil nos serviços de administração escolar, para assinar o documento.
Nota: Os Encarregados de Educação que não tenham acesso à internet, poderão fazê-lo presencialmente nos serviços Administrativos do Agrupamento (de acordo com o horário de atendimento). Para o efeito deverão fazer acompanhar-se do boletim de candidatura preenchido e da declaração do Abono de Família passado pela Segurança Social e, caso se aplique, da declaração referida no ponto 3.
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento - que nos cursos profissionais do nosso agrupamento, está integrada nos conteúdos dos módulos da disciplina de Área de Integração - iniciamos no ano letivo anterior, o projeto DAC, Ativa-te Contra o Tráfico de Seres Humanos, em parceria com a entidade parceira, OIKOS.
O produto final das atividades formativas desenvolvidas sobre o tema nas turmas 11º3 e 12º3 foi apresentado e divulgado no dia 5 de maio à comunudade escolar, com a colocação de uma placa alusiva no jardim da escola sede do agrupamento, espaço onde será criado em breve (com a colaboração – que continuamos a aguardar - do Município de Braga), um pequeno jardim com o símbolo da campanha criado pela turma 12º3.
O jardim da escola secundária contará assim, com um pequeno espaço físico que perpetuará parte do produto de aprendizagens e vivências muito significativas realizadas pelos nossos alunos.
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Realizou-se, no dia 7 de maio, a final da 2ª edição do Concurso “O Mundo Mágico dos Sons e Tons da Língua Chinesa”, promovido pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho, com o objetivo de estimular o entusiasmo e o interesse dos alunos para a língua e a cultura chinesas, dando-lhes a oportunidade de demonstrar as suas aptidões, neste caso, a oralidade.
O aluno Rúben Moreira, do AE Maximinos, representou a turma de iniciação de Mandarim da Escola Frei Caetano na final de Nível I.
Muitos parabéns, Rúben!
Em “Mosaico 22 Braga” partilhamos com o público trabalhos desenvolvidos no Curso Básico de Dança do Ginasiano Escola de Dança em 2021/2022, em parceria com o nosso Agrupamento (Ensino articulado da dança).
Enquanto reflexo de um projeto educativo que expande horizontes, amplia conhecimentos e promove potencialidades, em “Mosaico 22” pretende-se uma partilha de processos performáticos que traduzem novas aprendizagens e domínios técnicos, apresentando um conjunto de construções coreográficas que transparecem o potencial do educar pela arte.
Integrada nas atividades da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, será realizada uma palestra, que decorrerá na Escola Secundária de Maximinos, no dia 10 de maio de 2022, entre as 14:30 e as 15:20.
A palestra terá a presença da Eurodeputada Dra. Isabel Estrada Carvalhais. Na abertura, e nota de boas vindas, contará com a participação, por videoconferência, da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional do projeto EPAS.
O momento musical ficará a cargo dos alunos do Ensino Articulado, e do Ensino Supletivo, da Música do AE Maximinos. Como finalização, em cerimónia simbólica, os alunos plantarão e batizarão uma árvore, no espaço escolar, como integrando o bosque dos valores europeus das escolas embaixadoras do Parlamento Europeu.
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CLIL (Content and Language Integrated Learning) – No Agrupamento de Escolas de Maximinos, temos, no ano letivo de 2021-2022, 5 turmas CLIL em funcionamento (duas do 5º ano, duas no 6º ano e uma do 7º ano). As disciplinas que integram o CLIL são HGP, CN, CeD, EV, ET, EM, EF, GEO, HIST e MAT, Pensamento Computacional entre outras, cujos docentes se mostraram disponíveis para colaborarem, sempre que possível, neste projeto pedagógico. A aprendizagem integrada de uma língua estrangeira (Inglês) e de conteúdos disciplinares curriculares oferece vantagens cognitivas e linguísticas. Nas dinâmicas CLIL, é feita a articulação dos conteúdos disciplinares curriculares entre as disciplinas que o integram, estabelecendo-se formas de cooperação e de colaboração interdisciplinar, reforçando-se a diversificação de procedimentos e de instrumentos de avaliação, bem como a capacidade de os alunos trabalharem cooperativamente e com autonomia.
Paulatinamente, também vão sendo desenvolvidas competências que permitam aos alunos integrar conhecimentos emergentes, tendo em mente o desenvolvimento de experiências de comunicação e de expressão, nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal, proporcionando-lhes assim situações de aprendizagens significativas, cognitivas e linguísticas.
Trabalhos dos alunos:
Na passada 6ª feira, dia 29 de abril, 25 alunos das turmas 8º1, 9º4 e 9º6 estiveram presentes na sessão “Conversas sobre Gerir a Ansiedade, Potenciar o Desempenho”, com o dr. Paulo Nóvoa (psicólogo), dinamizada pelo Clube Bibliotecas Humanas.
Com muito interesse e participação ativa, os alunos puderam trocar ideias sobre como lidar com as dúvidas, as ansiedades e medos perante o estudo e os momentos de avaliação, percebendo como os processos cognitivos funcionam melhor, de forma a potenciar a compreensão/interpretação, o raciocínio lógico e a memorização, sobretudo percebendo como funcionam sinapses dos nossos neurónios. Também puderam perceber diferentes métodos de estudo adequados a diferentes disciplinas – identificando alguns dos seus erros -, como gerir expectativas e desafios de futuro.
A sessão começou por um confronto de ideias sobre os diferentes comportamentos e expectativas masculinos e femininos, passando por uma abordagem às relações de amizade e de companheirismo em ambiente escolar, bem como nos processos de ajuda em situações de stresse e de ansiedade.
Foram duas horas muito descontraídas, salutares e de muito interesse para o percurso escolar e pessoal destes alunos!