O Clube Ciência Viva STEAM on! faz parte de um projeto de ERASMUS+ denominado STEM on, que envolve escolas da Croácia, Letónia e Polónia, além da nossa.
Na semana de 7 a 11 de outubro, realizou-se em Braga a 2.ª mobilidade deste projeto, tendo o Agrupamento recebido 9 alunos e 7 professores estrangeiros que, juntamente com 11 alunos e 3 professores portugueses participaram num conjunto rico e diversificado de atividades sobre o tema (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além dos objetivos científicos, a partilha cultural e a promoção de uma cultura de cidadania e vivências europeias é também um objetivo de qualquer projeto ERASMUS.
Durante a semana as atividades foram muitas e variadas. Começou com a receção dos participantes na ESMax, pelo Sr. Diretor e coordenadores do projeto, e na Câmara Municipal de Braga, pela Sra. Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Dra. Carla Sepúlveda, e pelo seu assessor, Dr. João Medeiros, que apresentaram um pouco da história da cidade.
Realizaram-se workshops sobre robótica e introdução à programação, microscopia na Biologia e o papel das ciências fundamentais, em particular da Física e da Química, na diminuição da nossa pegada ecológica. Estes workshops foram dinamizados por professores e alunos do Agrupamento.
Os participantes foram à Casa da Ciência, assistir a um filme de planetário imersivo “From the Earth to the Universe” e realizar uma oficina pedagógica de sensores externos com microbit adaptada a projetos STEAM de medição de radiação ultravioleta.
Foram ainda ao laboratório de robótica do INESC TEC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, onde puderam conhecer os vastos campos de aplicação da robótica, em particular na exploração e proteção ambiental do território marítimo.
Uma viagem de barco para conhecer as 6 pontes que ligam as margens do Porto e de Gaia do rio Douro, além de muita diversão, permitiu conhecer diferentes materiais e formas de construção destas estruturas.
O Bom Jesus do Monte, com a sua escadaria, Santuário, parque e funicular, foi também sujeito de uma abordagem diferente, onde os participantes puderam explorar o local sob a orientação de um pedipaper digital, na ferramenta Math City Map, e superar várias provas. A física e engenharia subjacentes ao funcionamento do funicular, que apenas utiliza água e a força gravítica como “combustível”, a todos encantaram.
Todas as atividades permitiram ver as Ciências Experimentais, a Matemática, a Engenharia e a Tecnologia interligadas e aplicadas ao progresso e à sustentabilidade, bem como criar e reforçar laços de amizade entre os vários países participantes.
STEAM on!
ERASMUS + STEM on
O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi assinalado com um conjunto de atividades no nosso Agrupamento, onde estiveram envolvidos os alunos do 2.º e 3.º ciclos da EB Frei Caetano Brandão e da Escola Secundária de Maximinos. Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas 9.º1, 9.º4, 9.º5, 9.º6 e 9.º7 analisaram um quiz explicativo da informação contida nos rótulos alimentares e a importância destes para fazerem escolhas saudáveis. Seguidamente, cada aluno explorou, através de uma ficha de consolidação, o rótulo de um alimento utilizado no seu lanche/pequeno-almoço. Com a ajuda do cartão da Deco, onde consta o semáforo alimentar, atribuíram a cor do semáforo relativamente à quantidade de lípidos (total e saturados), glícidos simples (açúcares) e sal presentes no alimento. A posteriori, os mesmos irão fazer uma análise crítica ao alimento com base na declaração nutricional e nos ingredientes (o mais abundante e os aditivos alimentares presentes). A turma 9.º3, para comemorar este dia, realizou, em Ciências Naturais, uma atividade de cariz prático " O sal escondido nos alimentos". Foi feita uma análise de rótulos de alimentos quanto ao teor de sal que ficou expressa em dois cartazes informativos expostos no espaço escolar.
Estes trabalhos, desenvolvidos em articulação com o Programa Eco-Escolas, o Clube Ciência Viva STEAM on e o projeto PES "Promoção e Educação para a Saúde", promovem e estimulam a autonomia e o espírito crítico dos nossos jovens, bem como contemplam competências e aprendizagens das várias disciplinas.
Já os alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) tiveram a oportunidade de responder a um questionário online, alusivo ao tema alimentação, e que esteve disponível no dia 16 de outubro, através de um QRcode, na sala do aluno.
Veja aqui as fotos.
Orçamento Participativo Escolar 2024|25
Normas de Participação do Orçamento Participativo Escolar do Município de Braga
Nos dias 10 e 23 de outubro, colaboradores da Delegação de Braga do Banco de Portugal vieram à escola secundária dinamizar três sessões sobre “Formação Financeira”, direcionadas a alunos dos Cursos Profissionais.
Os alunos das turmas 10º4, 11º4 e 12º4 participaram de forma ativa e empenhada nas sessões e adquiriram conhecimentos que contribuíram para a sua formação pessoal e académica no âmbito das temáticas, Conhecimento da Nota Euro, Contas Bancárias e Gestão do Orçamento.
Estas sessões contribuíram para o desenvolvimento de capacidades, comportamentos e atitudes financeiros mais adequados dos alunos e que poderão, ainda, levar à sensibilização e mudança de atitude dos respetivos agregados familiares.
Face ao pré-aviso de greve de Trabalhadores da Administração Pública declarado para sexta-feira, dia 25 de outubro, alertam-se os pais/encarregados de educação para a possibilidade de não podermos garantir o normal funcionamento das nossas escolas, podendo mesmo ocorrer o seu encerramento.
A ESMAX foi uma das 21 escolas nacionais selecionadas para participar no concurso Juvenes Translatores!
Data e hora do concurso: 28 de novembro de 2024, das 09h00 às 11h00, na ESMAX.
Muito importante:
Os participantes têm de ter nascido em 2007.
Só podem participar entre 2 a 5 alunos.
Mais informações: Link para o regulamento completo
Os vencedores e as suas traduções serão anunciados no site oficial do JT no início de fevereiro de 2025.
Os vencedores serão convidados a participar na cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas, na primavera de 2025. A Comissão Europeia cobrirá as despesas de viagem e alojamento de cada vencedor.
Alunos nascidos em 2007, inscrevam-se até 6 de novembro através do formulário:
A Equipa Técnico-Pedagógica do polo AEMaximinos do Centro Qualifica do Município de Braga realizou quarta-feira, dia 16 de outubro das 10 às 12 horas, na escola secundária do Agrupamento de Escolas D. Maria II, uma sessão externa de júri de certificação de duas formandas do processo RVCC – nível secundário, Ana Mafalda Martins e Ana Margarida Fernandes.
Mais uma vez, foi um gosto para a nossa Equipa Técnico-Pedagógica colaborar com outros parceiros do Centro Qualifica do Município de Braga, contribuindo para a certificação das competências dos formandos adultos, promovendo a aprendizagem como processo contínuo e como ponto de partida para melhores qualificações, mais educação, mais emprego e mais opções.
Parabéns às duas formandas pela resiliência demonstrada nas suas vidas e pelas aprendizagens que partilharam connosco.
Felicidades para os seus próximos processos de formação.
Na terça-feira, 15 de outubro às 18.30 horas, no Fórum Braga, realizou-se a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos formandos que terminaram o seu processo de formação, Qualifica, RVCC – nível secundário, em 2023/2024. Assistimos a uma agradável sessão oficial que contou com a presença da Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, de um representante de ANQEP, do coordenador e técnicos do Centro Qualifica do Município de Braga, de Diretores de Agrupamentos de Escolas, de coordenadores e membros das equipas de formadores e dos formandos e suas famílias.
Damos os parabéns a todos os formandos por terem concluído, com sucesso, este desafio de melhoria das suas qualificações escolares, requisito fundamental para a inserção/progressão profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Vídeo em https://www.facebook.com/share/v/BQ6c1fAFpwb2s23i/?mibextid=WC7FNe