Cidadania e Desenvolvimento

cidDes1.jpg

Os alunos do 5º1 e 5º2, da Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão participaram na Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, promovida pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, no dia 20 de Novembro. A construção da boneca Abayome foi uma oportunidade para conhecerem a situação de vida de crianças que eram levadas com os seus pais, como escravos, numa longa viagem de barco, de África para o Brasil.

Os alunos que participaram na iniciativa "À VOLTA DOS DIREITOS. MESA REDONDA COM CRIANÇAS" foram selecionados numa sessão prévia, realizada na Escola e dinamizada pela Doutora Natália Fernandes e duas doutorandas; destacaram-se pelos argumentos que usaram em defesa dos Direitos da Criança e pela responsabilidade revelada. E, por isso mesmo, foram os intervenientes na Mesa Redonda. Nessa sessão foi decidido, pelos alunos das duas turmas, que o debate seria centrado nas seguintes problemáticas: Igualdade de Género, Racismo  e Proteção do Ambiente.
 
 
 
 
 
 
 
 
O debate que resultou da Mesa Redonda permitiu aprofundar aprendizagens efetuadas em Cidadania e Desenvolvimento e  experienciar uma dinâmica cidadã muito participada, que contou com  a presença de crianças de várias idades; exigiu formação cidadã,da parte dos elementos da mesa, bem como conhecimento sobre problemáticas ambientais e sociais, sensibilidade, capacidade de comunicação, assertividade e muito esforço. 
Demonstraram ser capazes de intervir como cidadãos. Estão de parabéns!
 
IMG_0193.jpg
IMG_0177.jpg

Imprimir