book6

Projeto CAPACIT’ARTE

Concerto

WhatsApp Image 2021 06 16 at 22.22.43

A literacia Braille na idade pré-escolar

unnamed
O Braille é um sistema que permite aos cegos ler e escrever. O método recebeu esse nome em homenagem a seu inventor, o francês Louis Braille.

Para que uma criança com deficiência da visão tenha um processo adequado de aprendizagem do Braille, em primeiro lugar deve contar com um profissional que o ensine de acordo com as suas necessidades e potencialidades.

A criação de contextos de literacia Braille emergente em idade pré-escolar é imprescindível para o desenvolvimento e aprendizagem da criança cega.

O tato ativo, ou sistema háptico, é o mais importante sistema sensorial de que a pessoa com cegueira dispõe para conseguir conhecer o mundo, por isso, é essencial provocar a estimulação sensório-percetual do tato, através do envolvimento precoce da criança em atividades de exploração e manipulação das características físicas dos objetos, nomeadamente das diferentes formas, tamanhos e texturas.

Clube das Artes

image1 2

Tal como Paris serviu de inspiração para muitos artistas no passado, como, Picasso, Van Gogh, Matisse e o nosso Amadeo de Souza Cardoso, a Escola Secundária de Maximinos oferece aos alunos a possibilidade de abraçar um projeto artístico onde é possível aprender novas técnicas e métodos de expressão plástica.

Este clube funciona à segunda-feira das 8:45 às 9.45 horas e pretende a inclusão de todos os alunos e uma aprendizagem baseada na aquisição de conhecimentos na área do desenho, pintura e escultura.

Durante o 1º período, os alunos priorizaram a reutilização de materiais, decorando caixas de leite para semear plantas aromáticas em parceria com a Horta Pedagógica da escola.

O segundo projeto, foi a personalização de cadernos diários, com aplicação de técnicas de recorte e colagem.

Nos próximos trabalhos, pretende-se desenvolver a técnica de pintura em acrílico sobre tela, inspirada em grandes nomes de artistas nacionais e internacionais, permitindo aos alunos, desenvolver o sentido estético e artístico.

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

 

 

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt
Ficha de inscrição