Projeto Educativo

 

Projeto Educativo 2020/2024 

Adenda (Critérios de constituição de turmas 2022/2023)

 

Projeto Educativo 2024/2028 
(em elaboração, após tomada de posse do diretor - 15/05/2024)

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Relatório Inicial sobre a versão de trabalho do Projeto Educativo 2024-2028

 

1. Introdução

Este relatório inicial apresenta uma visão geral do desenvolvimento do Projeto Educativo para o período 2024-2028 do Agrupamento de Escolas de Maximinos. O projeto, intitulado "Educação para Todos: Inovar, Incluir e Inspirar," tem como principal objetivo garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os alunos, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

2. Objetivos do Projeto Educativo

Os principais objetivos deste projeto são:

  • Inovar: Promover práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a criatividade.
  • Incluir: Assegurar que todos os alunos, independentemente das suas origens, tenham acesso a uma educação de qualidade que valorize a diversidade e promova a igualdade de oportunidades.
  • Inspirar: Fomentar um ambiente educativo que motive e inspire os alunos a alcançar o seu pleno potencial e a contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa.

3. Estrutura e Conteúdo do Projeto

O Projeto Educativo 2024-2028 está estruturado em três eixos principais:

  • Eixo 1: Ensino e Aprendizagem
    • Prevenção e capacitação
    • Espaços de aprendizagem
    • Ambientes educativos diferenciados
    • Dinâmicas participativas
    • Mediação Escolar e Familiar

  • Eixo 2: Liderança
    • (RE)Estruturar para melhor gerir

  • Eixo 3: Comunidade
    • Projetos partilhados com parceiros 

4. Metodologia

A metodologia adotada para o desenvolvimento do Projeto Educativo baseia-se numa abordagem participativa, envolvendo toda a comunidade escolar no processo de construção e implementação do projeto. O processo será dividido em várias etapas, desde a constituição da equipa de elaboração até à implementação e monitorização contínua.

5. Calendarização

O projeto será desenvolvido ao longo de várias fases, conforme a calendarização previamente definida:

  • Constituição da equipa de elaboração da proposta de PE: 12/06/2024
  • Apresentação da versão de trabalho ao Conselho Pedagógico: 03/09/2024
  • Consulta pública para recolha de sugestões: 07/09/2024 a 22/09/2024
  • Aprovação pelo Conselho Geral: outubro de 2024
  • Implementação e monitorização contínua: 2024-2028

6. Plano de Comunicação

Um plano de comunicação foi desenvolvido para assegurar que todas as partes interessadas estejam informadas e envolvidas no processo. Este plano inclui reuniões e sessões de informação, circulares informativas, newsletters, consulta pública, e divulgação através de plataformas digitais.

7. Indicadores de Sucesso

Os indicadores de sucesso do projeto incluem:

  • Participação ativa da comunidade escolar na consulta pública
  • Número de sugestões e feedback recolhido
  • Nível de satisfação dos stakeholders
  • Alcance e envolvimento nas atividades de comunicação

8. Considerações Finais

Este relatório inicial sublinha a importância de um envolvimento contínuo e colaborativo de todos os membros da comunidade escolar no desenvolvimento do Projeto Educativo 2024-2028. Através da implementação das estratégias delineadas, esperamos alcançar os objetivos propostos, promovendo uma educação inclusiva, inovadora e inspiradora.


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