- Psicologia
Psicóloga Sónia Dias
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
segunda a sexta-feira, das 10h20 às 13h20 e das 14h30 às 18h30
Intervenção na EB2,3 Frei Caetano Brandão e Escola Secundária de Maximinos
Responsável pela OV (Orientação Vocacional) das turmas do 9º ano da Escola Secundária de Maximinos.
|
Psicólogo Paulo Nóvoa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
terça e quinta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, sexta-feira de quinze em quinze dias
Intervenção: escolas do 1º ciclo (Educação Pré-Escolar incluído)
Responsável pela OV (Orientação Vocacional) das turmas do 9º ano da EB23 Frei Caetano Brandão.
|
- Serviço Social
Técnica de Serviço Social: Rita Prata
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Intervenção em todas as Escolas do Agrupamento
- Intervenção / ação de forma integrada no esforço de diminuir situações de abandono e absentismo, bem como dar respostas a outras problemáticas que possam constituir situações de risco ou perigo para as crianças/jovens.
- Encaminhamentos para as respostas na comunidade, articulação com os diferentes serviços no âmbito da promoção e proteção de menores, ação social, emprego e saúde, realização de visitas domiciliárias e participação em grupos de trabalho.
|
- Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Técnica de Educação Social: Rita Azevedo
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h15 e das 13h15 às 16h15
Intervenção em todas as Escolas do Agrupamento
- Apoiado por: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
- Objetivo: Promoção do sucesso e inclusão educativos
|
Gabinete de Receção, Integração e Adaptação de alunos estrangeiros (GRIA)
O GRIA encontra-se associado ao GMOE, composto pela mesma equipa técnica e professores (Graça Teixeira, Maria Barroso e Marta Ferreira), que procedem ao acolhimento, acompanhamento e inclusão dos alunos/famílias migrantes cuja língua materna não é o português, dado o número crescente de alunos vindos de todo o mundo, com o objetivo estrutural de responder às necessidades várias apresentadas, partilhadas pelos próprios e famílias/entidades de acolhimento, nos domínios escolar, pessoal, social e familiar.
Este gabinete é composto por uma equipa multidisciplinar que, num trabalho concertado com o Sr. Diretor do Agrupamento e equipa diretiva, atua no acolhimento dos alunos, através da realização de uma sessão inicial para conhecimento da situação de cada um dos alunos, com vista a serem criadas as condições consideradas essenciais para a sua integração na escola em geral e no grupo/turma em particular, com o envolvimento dos respetivos diretores de turma e outros professores que se considerem (por exemplo, coordenadora/professoras de Português Língua Não Materna). Subsequentemente é determinado um plano de intervenção, de acompanhamento, monitorização e avaliação, dos alunos, por forma a promover-se o estabelecimento de uma relação que se pretende de apoio, de suporte, incitadora de um sentimento de pertença, de adaptação ao contexto escolar. Ênfase na criação de uma rede de suporte social, com pares, determinantes para um desenvolvimento mais afetivo e efetivo. Encontra-se em fase de iniciação a formação de alunos “mediadores interculturais”, especificamente, identificados alunos portugueses, com proficiência ao nível do inglês, francês e espanhol, e oriundos dos países dos alunos acolhidos, a residir há mais tempo em Portugal, com maior domínio da língua portuguesa/de acolhimento, enquanto figuras de relevo para o processo de inclusão. Tónica num trabalho em articulação, em cooperação, entre toda a comunidade educativa, e parceiros, se considerados, em prol de um bem comum, receber, integrar e apoiar na adaptação, na inclusão, de crianças e jovens que muito contribuem para uma renovada, enriquecida, identidade escolar, que a cada dia se torna mais multicultural.
Monitorização GMOE