A SAÚDE do corpo começa pela EDUCAÇÃO da mente.
Neste projeto cumprem-se as propostas do Ministério da Educação e, simultaneamente, responde-se às necessidades prioritárias da comunidade escolar; salienta-se o, sempre, grande empenho e profissionalismo de todos elementos envolvidos no programa, comprovando que as escolas são também locais propícios para uma abordagem efetiva da promoção da saúde.
O Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), homologado em 3 de setembro de 2014, tem enfoque nas seguintes áreas: Saúde Mental e Prevenção da Violência; Educação Alimentar e Atividade Física; Comportamentos Aditivos e Dependências e Afetos e Educação para a Sexualidade.
As finalidades deste Programa são a promoção da literacia em saúde; a promoção de atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis; a valorização de comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis; a criação de condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde; a universalização do acesso à educação para a saúde em meio escolar; a qualificação da oferta da educação para a saúde em meio escolar e a consolidação do apoio aos projetos em meio escolar.
A equipa do PES envolve uma grande fatia da comunidade educativa nas suas atividades, sendo os alunos os destinatários por excelência. Esta equipa funciona como um projeto transversal e multidisciplinar, trabalhando em articulação contínua com várias entidades, abrangendo todas as áreas de intervenção e envolvendo toda a comunidade escolar do Agrupamento