AEMaximinos

Expoética de Braga 2022

Apconvite

Esta edição conta com a participação ativa do ACEP (alunos do 5º1 e 2) e de duas docentes do AEMaximinos (Cristina Gandra e Fernanda Santos). Para além da pintura e escultura, o ACEP vai apresentar também uma atuação na "Dança"- Convergência de artes.

Mês dos Afetos

Centro Escolar de Gondizalves respondeu ao desafio colocado pelo PES, relativo ao Mês dos Afetos!

Trabalho fantástico!
Bem hajam todos!😊

 

Somos ROSA... SEMPRE!

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Os alunos responderam ao desafio colocado pelo PES, ainda no âmbito do mês ROSA - LPCC, com trabalhos fantásticos realizados na disciplina de Educação Visual.
Muito obrigado a todos os que emprestaram os seus dotes artísticos a esta NOBRE CAUSA!
Somos ROSA... SEMPRE!
 

1º Encontro da série 1 - DE - Boccia

O Agrupamento de Escolas Maximinos vai organizar no próximo dia 16 de fevereiro de 2022 o 1º Encontro de Boccia da Série 1.

A competição decorrerá no Pavilhão Municipal de Maximinos, em Maximinos, Braga e será realizada em duas divisões (uma individual e outra coletiva).

Na divisão I – individual em I1, I2 e I3 e na divisão II – coletiva em Pares (P) e Equipas (E).
Escolas (62):
* Agrupamento de Escolas de Maximinos - 13 + 12 (11º3 - colaboradores);
* Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Lijó, Barcelos - 15;
* Escola Secundária de Fafe - 13;
* Escola Básica Gonçalo Nunes, Arcozelo, Barcelos - 9

Horários da competição

9:15 Horas – Receção das Escolas/Reunião Técnica;

9:30 Horas - Início do Torneio;

12:45 Horas – Fim do Torneio.

SESSÃO DE JURÍ DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

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No âmbito das atividades formativas do polo do Agrupamento de Escolas de Maximinos do Centro Qualifica do Município de Braga, realizou-se quarta-feira, dia 9 de fevereiro às 18.30 horas – on line - mais uma sessão de júri de certificação de competências, enquadrada no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário.

Nesta modalidade de formação, os adultos (re)descobrem um novo sentido - através de uma autorreflexão crítica – para os conhecimentos e competências adquiridos no contexto das suas experiências de vida. A valorização das suas experiências e da aprendizagem, como um processo contínuo, constitui-se como fulcral na melhoria das competências e na prossecução dos projetos de vida dos adultos.

Parabéns e votos de muito sucesso pessoal e profissional a mais um formando certificado (o terceiro, este ano letivo), pelo seu desempenho e resiliência ao longo do seu processo de formação. 

                                                                                                                

Projeto COOL TOUR

COOLTOUR

O projeto COOL TOUR - Projeto de Prevenção Universal do Abuso e Uso Nocivo das Tecnologias na Adolescência surge enquanto resposta ao problema social do abuso e/ou uso nocivo de tecnologias, potenciado pelo estado de pandemia que experimentamos, e tem como principal objetivo, através da música e da metodologia Problem Based Learning, promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fomentadoras de bem-estar.

Este projeto é direcionado para os alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário e funcionará no espaço escolar.

Apresenta-se no formato de: Oficinas (instrumento, canto, performance e composição); Workshops com convidados (músicos) durante as interrupções letivas; e Campo de férias com música nas férias de verão.

Projeto sob a coordenação do Gabinete de Mediação e Orientação Escolar.

Projeto dinamizado por Ana Gomes (coordenadora do projeto). 

Ficha de Inscrição

Ementas (2º período)

Ementas

Orçamento participativo das escolas

OPEscolas2022 Cartaz

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.

Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

O OPE-Inclui faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA) e consta do eixo Ensinar e Aprender, domínio 1.3 – Recursos Educativos, com ações específicas complementadas por roteiros descritivos e por webinars.

PROJETO «AVENTURAS EM BRAGA»

12º3 – ÁREA DE INTEGRAÇÃO

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Terça-feira, 8 de fevereiro das 14.00 às 17.15 horas, a turma do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 12º3 – os nossos finalistas - no âmbito da disciplina de Área de Integração e, com a participação da professora da disciplina de Educação Física, deu continuidade ao Projeto trianual, «Aventuras em Braga» que, por razões de saúde pública, ficou interrompido até um ano e meio atrás. Este projeto, através de visitas de estudo orientadas, visa o conhecimento de diferentes locais do património histórico e cultural da nossa cidade, promovendo a identidade regional e a cidadania consciente e responsável.

Ontem, a turma deslocou-se em visita, às Termas Romanas do Alto da Cividade, ao Domus da Escola Velha da Sé e à Fonte do Ídolo. O percurso, a pé, aos três espaços musealizados – aproveitando este sol maravilhoso de inverno - proporcionou também, o conhecimento de alguns aspetos da história e locais da cidade e, momentos muito interessantes de socialização e de convívio entre os participantes.

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

 

 

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Mais informações em www.qualifica.gov.pt
Ficha de inscrição