Visita à Escola de Ciências da Universidade do Minho

No dia 20 de maio, os alunos do 10.º1 e 10.º2 foram à Universidade do Minho realizar um workshop sobre Energias renováveis / alternativas.

Nesta oficina, os alunos aprenderam mais sobre as diferentes formas de aproveitar as diversas formas de energia renováveis e de otimizar este aproveitamento. Viram e testaram a conversão de energia eólica em energia elétrica, converteram água nos gases hidrogénio e oxigénio e utilizaram o hidrogénio como combustível e estudaram a constituição e funcionamento de células fotovoltaicas. Neste contexto, realizaram uma atividade experimental que permitiu construir a curva característica de um painel fotovoltaico e testar as condições de irradiância que otimizam o rendimento do painel.

A turma 1 realizou também outro workshop intitulado “Códigos de barras de ADN: à procura de espécies invasoras no mar”, que lhes permitiu introduzir o estudo da genética e do ADN para o próximo ano letivo.

A turma 2 realizou uma visita ao Campus de Gualtar, tendo conhecido os blocos de aulas, bem como os blocos especializados nas diferentes áreas do saber. Visitaram ainda o Complexo Desportivo e a Cantina do Campus.

Os alunos consideraram a visita muito enriquecedora e importante para a sua formação. Além disso, divertiram-se muito.

IMG 20240520 135112

Ver as fotos aqui.