É com prazer que publicitamos o sucesso da mais recente formação em Suporte Básico de Vida para adultos através do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no nosso Agrupamento.
Os nossos participantes embarcaram numa jornada de aprendizagem que agora os capacita com as habilidades cruciais para responder em situações de emergência. Com a conclusão desta formação, estão mais aptos para reagir em situações de paragem cardiopulmonar (RCP) e adquiriram outras competências fundamentais para lidar com emergências médicas.
Esta realização não apenas fortalece as capacidades individuais dos nossos participantes, mas também contribui para a segurança e bem-estar da comunidade como um todo. Cada conhecimento passado representa um compromisso renovado com a responsabilidade e a prontidão para agir em momentos críticos.
Parabéns a todos os formandos por este feito significativo. As suas habilidades são agora um valioso recurso para a nossa comunidade. Continuaremos a apoiar e incentivar o desenvolvimento contínuo de competências que fazem a diferença.
Seja parte da próxima turma de sucesso! Mantenha-se atento às futuras oportunidades de formação em Suporte Básico de Vida em RVCC na nossa escola. Juntos, continuamos a promover um ambiente mais seguro e preparado para emergências.
Um enorme agradecimento ao Instituto Nacional de Emergência Médica pela prontidão, competência e disponibilidade com que nos ajudaram a fazer, a aprender. Mais uma vez, o INEM colaborou com o Clube Ciência Viva STEAM on!, dinamizando esta formação para adultos.
No âmbito do DAC “À descoberta do corpo humano” (CN, MAT e CeD), no dia 23 de fevereiro, as turmas do 6.º1, 6.º2 e 6.º3 realizaram uma visita de estudo à Corunha (Espanha), tendo visitado o Domus (Casa del Hombre), o Aquarium Finisterrae e a Torre de Hércules. Foram acompanhadas pelos professores Alexandra Dias, Isabel Borges, Luís Miguel Oliveira, Sónia Carvalho e Vânia Araújo. É de realçar o entusiasmo e interesse manifestados durante toda a visita. O balanço foi muito positivo não só por se tratar de uma forma de enriquecimento pessoal, mas também por proporcionar a consolidação de conhecimentos e o convívio saudável entre todos os participantes.
- Os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, nos prazos definidos no Regulamento de Provas de Avaliação Externa e Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.
- O processo de inscrição para a realização de provas e exames, no ano letivo 2023/2024, efetua-se através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), disponível no endereço https://jnepiepe.dge.mec.pt
Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência
Despacho Normativo n.o 4/2024 de 21 de fevereiro de 2024
O polo do AEMaximinos do Centro Qualifica do Município de Braga (CQ/CMB) realizou ontem (terça-feira, 20 de fevereiro) das 17.00 às 20.00 horas, na escola secundária do nosso agrupamento de escolas, mais uma sessão de júri de certificação de quatro formandos do processo RVCC – nível secundário.
Desta vez, as congratulações são para os formandos José de Sá, Bruno Louro, Elisabett Vieira e Sérgio Freitas a quem a nossa Equipa Técnico Pedagógica (ETP) agradece a oportunidade de ter contribuído para a sua formação, reconhecimento e certificação de competências. É sempre para nós um gosto promover a aprendizagem como processo contínuo e como ponto de partida para melhores qualificações, mais educação, mais emprego e mais opções. Parabéns aos quatro pela resiliência demonstrada e pelas aprendizagens que partilharam connosco. Felicidades e muito sucesso para os seus próximos processos de formação.
Na sessão tivemos ainda o gosto de receber na plateia, um grupo de alunos (também adultos), e professores das escolas CEPER Vitoria Alba e CEPER Trece Rosas, ambas de Jerez de la Frontera (Cádiz-Andaluzia) no âmbito de um projeto de Erasmus.
Um agradecimento muito especial ainda, ao Diretor do nosso agrupamento, à sua equipa e às assistentes operacionais pelo apoio logístico, indispensável a estas atividades que também contribuem para a manutenção da imagem externa do nosso agrupamento de escolas.
Os alunos do 8º ano da nossa escola embarcaram recentemente numa emocionante visita de estudo ao coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde tiveram o privilégio de explorar a deslumbrante região da Porta do Lindoso.
Esta experiência única proporcionou aos nossos estudantes uma verdadeira imersão na riqueza natural e cultural deste local emblemático. Sob a orientação atenta dos nossos professores, e de técnicos especializados em património cultural e natural, os alunos puderam apreciar a majestosa paisagem montanhosa, mergulhar nas águas cristalinas dos ribeiros locais e explorar as tradições ancestrais das aldeias circundantes.
Além de apreciar a beleza natural, os nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e da valorização do património cultural. Esta visita de estudo foi não apenas educativa, mas também inspiradora, despertando nos nossos jovens o desejo de proteger e valorizar o nosso ambiente natural.
Estamos gratos por esta enriquecedora experiência que, sem dúvida, deixará uma marca indelével nas mentes e nos corações dos nossos alunos. Agradecemos a todos os envolvidos na organização e realização desta memorável jornada.
Acabar com uma palavra de enorme agradecimento aos professores acompanhantes e aos Técnicos Drs. Nelson e Nuno pelo seu conhecimento, empatia e disponibilidade. Sem eles, teria sido impossível.