AEMaximinos

Sabias que ...

SABIASQUEMundialFilosofia

 

Dia Mundial da Filosofia

Atividade – sessões: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros

Integradas nas comemorações do Dia Mundial da Filosofia irão realizar-se, na Escola Secundária de Maximinos, a 16 de novembro de 2023, 4 sessões subordinadas ao tema Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros.

As sessões decorrerão nas aulas de Filosofia, ao longo do dia. As sessões Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros resultam de uma articulação/parceria entre o programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu do AEMaximinos e o Projeto Acolhe+ da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Projeto Acolhe+ é promovido pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e financiado pelo FAMI* – Fundo para a o Asilo, Integração e a Migração. Trata-se de uma atividade que visa promover o Diálogo, a Tolerância e a Paz e, deste modo, combater os discursos de ódio, xenofóbicos e racistas.

As sessões serão dinamizadas por Sónia Diz, Coordenadora do CLAIM, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, com apresentação temática, com recurso a um ppt e um vídeo ilustrativo, seguindo-se a discussão crítica de ideias com os alunos envolvidos.

NOTA: Consultar o Cartaz de divulgação.

Os embaixadores seniores da Escola Embaixadora Parlamento Europeu:
Paulo Antunes
Leonardo Silva
Cristina Vasconcelo

Texto de Divulgação.

CartazDiaMundialFilosofia2023

1 minuto com Ciência!

XLII OLIMPÍADAS PORTUGUESAS DE MATEMÁTICA

1.º Eliminatória

No dia 8 de novembro de 2023, realizou-se na Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão e na Escola Secundária de Maximinos, a primeira eliminatória das XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática – Categoria Júnior (6º e 7º anos), Categoria A (8º e 9º anos) e Categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), são organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática e são um concurso de problemas, que tem por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. 

A atividade contou com uma grande adesão por parte dos alunos, que se empenharam na resolução dos vários problemas propostos neste concurso, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e aplicando as aprendizagens realizadas na disciplina de Matemática. 

Agradecemos a colaboração de todos os intervenientes: alunos, assistentes operacionais e professores. 

 XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática - 1.ª Eliminatória

OM2023f11

1 minuto com Ciência!

  

Future Education - Learning for Life

Entre os dias 6 e 11 de novembro, um grupo de professores de várias escolas do Agrupamento de Maximinos realizou o curso “Future Education – Learning for life”, em Helsínquia, Finlândia, estando também presente um grupo de professores dos Países Baixos (Roterdão).

Sob a orientação da formadora Tuovi Ronkainen, foram abordados diariamente vários temas relacionados com a educação e os desafios atuais em face de um futuro que se assume, no conhecimento e na educação, nas alterações climáticas e na tecnologia digital, muito desafiante, tais como:

- As MegaTrends em 2023 e a Direção geral do desenvolvimento. Reconstrução ecológica, Vidas sustentáveis, poder relacional, o aumento da idade média da população ou ainda a incorporação da tecnologia em tudo.

- Futuros alternativos disponíveis, alguns dos quais prometem, em muitos aspetos, tornar as coisas melhores do que são atualmente. O futuro depende de nossas escolhas e ações atuais. Então, qual o papel da educação? Como educar?

- Tecnologia: vantagem ou mais um fator de discriminação?

- Equívocos da aprendizagem.

- Problemas e conflitos. Como resolver? A Importância da paz e da não violência na escola, em casa e em tudo (o exemplo de Marti Ahtisaar, ex Presidente da Finlândia e Prémio Nobel da Paz).

- A digitalização e a Inteligência artificial na Educação e na Aprendizagem. Como integrar a Inteligência Artificial no ensino?

 - Competências necessárias para o futuro e competências necessárias no presente. Diferenças entre o nosso sistema educativo e o sistema educativo finlandês, onde é valorizada a infância, o “brincar”, a natureza, o momento presente, a colaboração e o bem-estar de todos, seguindo a tendência minimalista, inclusive na educação, de “Sufficient is enough!”, contornando ou evitando assim problemas como a exaustão, stress ou a ansiedade quer dos alunos quer dos professores, e, com isso, incrivelmente, chegando consideravelmente mais longe, a um sistema educativo de excelência.

ATIVIDADE DE LITERACIA FINANCEIRA

10º4, 11º4 e 12º4 - GPSI

semanaFF2023

Ainda para assinalar / terminar a Semana da Formação Financeira, na sextafeira, dia 10 de novembro durante a manhã, os alunos das três turmas do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10º4, 11º4 e 12º4) assistiram, na sala 5.15 da escola secundária, a duas sessões dinamizadas por um colaborador da agência de Braga do Banco de Portugal para aprenderem e conversarem sobre os temas, Gestão do Orçamento e Contas Bancárias. Nas duas sessões todos os alunos demonstraram muito interesse e participaram de forma muito positiva colocando as suas questões, dúvidas e preocupações relacionadas com os temas das sessões e outros temas no âmbito da educação financeira. Parabéns para eles e um agradecimento muito especial ao Dr. Miguel e ao Banco de Portugal.

IMG 0698

Corta Mato Escolar

29 de novembro 2023cartazCortaMato2023

SABIAS QUE ... 5

SABIASQUE5AlfredNobel

 

Alfred, os Prémios Nobel e dinamite!

Alfred Nobel foi o fundador dos Prémios Nobel. 

Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, na Suécia, a 21 de outubro de 1833 e tornou-se um famoso cientista, inventor, empresário e mecenas do desenvolvimento científico.

alfred1A família Nobel foi viver para São Petersburgo, na Rússia, quando o jovem Alfred tinha apenas 9 anos. A sua educação foi sempre muito importante para os pais, oriundos de famílias abastadas (particularmente a sua mãe) e aos 17 anos Alfred Nobel falava e escrevia fluentemente sueco, russo, francês, inglês e alemão. Os principais interesses do jovem eram a literatura, a química e a física. O pai não gostava do interesse do filho por poesia e enviou-o para estudar fora do país e tornar-se um engenheiro químico. Durante dois anos, Alfred visitou a Suécia, Alemanha, França e os Estados Unidos da América.

Em Paris, a cidade que elegeu como favorita, trabalhou num laboratório privado onde conheceu Ascanio Sobrero, um italiano que três anos antes inventara a nitroglicerina, um líquido muito instável e explosivo. Alfred Nobel interessou-se muito por este composto e como poderia ser utilizado nas empresas de construção do seu pai. Em 1852, no início da guerra da Crimeia, volta à Rússia para trabalhar na empresa familiar. Juntamente com o seu pai tentou desenvolver métodos para usar a nitroglicerina como um explosivo de uso comercial.

AlfredNobel

Com o fim da guerra, a empresa familiar fica novamente em bancarrota. Dois irmãos de Alfred viram-se então para o negócio do petróleo, tornando-se pessoas muito ricas na época. Alfred e outro seu irmão retornam à Suécia, dedicando-se a desenvolver o uso da nitroglicerina como explosivo. Várias explosões depois, inclusive uma que vitimou o irmão de Alfred, este foi proibido pelas autoridades de trabalhar na cidade de Estocolmo. Ainda assim, não desanimou e em 1864 conseguiu produzir nitroglicerina em massa. Experimentou adicionar várias substâncias à nitroglicerina para a tornar mais estável e obteve bons resultados com uma rocha à base de silício, que permitia tornar a nitroglicerina num sólido pastoso e moldável e mais estável. Patenteou esta invenção com o nome de dinamite. Inventou também um detonador para utilização na perfuração e rebentamento de rochas. Estas invenções reduziram muito o custo deste processo.

Ao longo dos anos seguintes, Alfred Nobel instalou cerca de 90 fábricas e laboratórios em mais de 20 países e passou da bancarrota para ser multimilionário. Quando não estava em viagem, Alfred trabalhava intensamente nos seus laboratórios. Por altura da sua morte, a 10 de dezembro de 1896, tinha registado mais de 355 patentes de invenções.

explosion

Mais para o fim da sua vida, por influência de uma assistente pessoal e amiga, Alfred tornou-se um grande defensor da paz e promotor do desenvolvimento científico. Ainda assim, foi uma surpresa que no seu testamento deixasse toda a sua fortuna para a atribuição de prémios às pessoas e organizações que se destacavam na promoção da Paz e no desenvolvimento da Física, Química, Fisiologia e Medicina e Literatura. 

São os famosos Prémios Nobel!

https://www.nobelprize.org/alfred-nobel/, acedido a 06/11/2023

ATIVIDADE DA TURMA 12º4 - GPSI

semanaFF2023 

Para assinalar a Semana da Formação Financeira, na sexta-feira, dia 3 de novembro durante a manhã, os alunos da turma do 12ºano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (12º4-GPSI) divulgaram os produtos dos seus trabalhos de grupo sobre o estudo que fizeram – nas disciplinas de Área de Integração e de Inglês - acerca de temas como poupança, inflação, seguros, canais digitais e investimento. A atividade no âmbito do Projeto Todos Contam e em parceria com a Biblioteca Escolar, consistiu na afixação de cartazes em vários locais da escola secundária e na distribuição em algumas turmas, de cartões de visita e de separadores de livros com dicas interessantes de gestão financeira individual e familiar.

Na próxima sexta-feira, dia 10/11 pela manhã, as três turmas do curso de GPSI continuarão em modo de formação financeira, desta vez com a presença de colaboradores da agência de Braga do Banco de Portugal para aprenderem e conversarem sobre Gestão do Orçamento e Contas Bancárias.

 IMG 0691

ATIVIDADE DO GRUPO DE ADULTOS EM FORMAÇÃO

qualif2

Decorreu ontem (segunda-feira, 30 de outubro) no auditório da Escola Sá de Miranda a palestra, «Família e Internet: ética e segurança», com a colaboração do Dr. Carlos Menezes, para/com os formandos do processo de RVCC – nível secundário do polo do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

A atividade no âmbito da formação complementar interna, reuniu formandos de vários polos do Centro Qualifica do Município de Braga e proporcionou mais uma experiência de aprendizagem, desta vez em modo conversa, sobre a importância e os riscos das tecnologias nas nossas vidas.

IMG 0687

IMG 06902 

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

 

 

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt
Ficha de inscrição