Concurso ChemRus

Os alunos de Química de 12.º ano decidiram abraçar o desafio lançado pelo CCV STEAM on! e participaram na 13.ª edição do concurso chemRus, organizado pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

O desafio deste ano foi descobrir a Química que existe na cozinha, explorando os segredos químicos por trás dos alimentos e das reações culinárias. Desde a fermentação até à emulsificação, existe um universo de ciência na cozinha, e os alunos foram desafiados a despertar a sua curiosidade, ser criativos e elaborar um vídeo de duração máxima de 4 minutos com a apresentação de uma experiência sobre o tema.

Os alunos do 12.º1 e 12.º2, Ana Luísa Soares, Flor Resende, Ivo Silva, Íris Teixeira e Margarida Sousa, com a supervisão da professora Ana Rita Pereira, idealizaram e realizaram um vídeo sobre a esferificação, processo químico muito utilizado na Gastronomia Molecular. Fizeram um delicioso Bubble Tea, com muita ciência e diversão por trás.

Muitos parabéns aos alunos!

Vídeo Bubble Tea