AEMaximinos

RESULTADOS | Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes?

Decorreu, das 8:15h às 11h, na BE da Escola Secundária do Agrupamento de Maximinos, a votação dos alunos do Ensino Secundário, com o objetivo de proceder à escolha do título por eles considerado como o “mais fixe”.

Votaram 177 alunos e o livro escolhido, com 72 votos, foi o Diário de Anne Frank. O segundo mais votado, com 16 votos, foi “O Rapaz do Pijama às Riscas” de John Boyne. Os restantes votos diluíram-se por diferentes títulos.

Os alunos do 3º ciclo votaram das 11:20h às 15:50h, sendo o livro mais votado, com 24 votos, O Cavaleiro da Dinamarca. O segundo mais votado, com 20 votos, foi o título O Rapaz do Pijama às Riscas.

Esta atividade, desenvolvida em DAC pelas turmas 7º4,5,6,7 e 10º1, proporcionou aprendizagens no âmbito da competência leitora e de cidadania, nomeadamente, a consciencialização para a participação cívica na comunidade em que estão inseridos.

Parabéns a todos os alunos envolvidos no processo eleitoral!

English Speaking Countries - 10º 4

A turma do 10º4, na disciplina de Inglês, no âmbito do Módulo 2 "A Plurilingual World", desenvolveu uma pesquisa sobre países de língua oficial inglesa.
 
Durante o trabalho, realizado durante as aulas, os alunos selecionaram um país e pesquisaram informação sobre a respetiva capital, população, moeda, símbolos nacionais, personalidades relevantes e algumas curiosidades, com recurso a ferramentas digitais, que lhes permitiram adquirir e aprofundar conhecimentos pertinentes. Os trabalhos foram organizados, apresentados à turma, e publicados em padlet:
 
 

 https://padlet.com/costapaula8/meu-padlet-extraordin-rio-mqgx8m7h8rmja929

Miúdos a Votos

A turma 1 do 10º ano desenvolveu o projeto "Miúdos a Votos", em DAC, envolvendo todas as disciplinas do currículo. Os alunos selecionaram a obra "Diário de Anne Frank" e leram-na durante os "10 minutos a Ler". No decurso da campanha, elaboraram cartazes, bandeiras, QRCodes e ações de intervenção junto dos seus pares, no sentido de os incentivar a votar na obra por eles escolhida, no dia 7 de março.
Esta atividade permitiu uma participação ativa num processo eleitoral, o que lhes proporcionou aprendizagens relevantes no domínio da cidadania.

IMG 20230303 123037

IMG 20230303 123043

 

 

Visita ao Mosteiro de Tibães

25 de janeiro de 2023
Grupo V e VI do JI da Naia

A nossa visita ao Mosteiro de São Martinho de Tibães, foi planeada em conjunto para ir de encontro ao desenvolvimento do Projeto de Grupo “Biodiversidade”, permitindo dessa forma, observar, enriquecer e diversificar o nosso conhecimento educativo, fundamental para a construção e partilha de experiências.

Visitamos:
Visita à cerca, jardins, campos agrícolas e mata. Esta atividade pretende explorar os diversos ecossistemas presentes na cerca, nomeadamente no que se refere à sua riqueza em termos de fauna e flora. Os participantes são sensibilizados para a importância da preservação da biodiversidade.

vMT01

vMT02

vMT03 

 

Comemoração do Carnaval

O Jardim de Infância da Naia lançou uma proposta aos Encarregados de Educação para a comemoração do Desfile de Carnaval, sendo a mesma foi bem acolhida.

Em virtude de o nosso Plano de Turmas abranger a temática da biodiversidade e de este ter sido bastante trabalhado ao longo do 1º período, como por exemplo foram abordadas as diferentes espécies de árvores e a sua constituição, desafiamos os pais a elaborarem fatos temáticos.

O JI e os pais promoveram uma cidadania ativa, em matéria de elaboração das indumentárias. Nem todos os pais colaboraram da mesma forma e, portanto, as educadoras tiveram que dar uma ajuda.

No dia 16 de fevereiro realizou-se o desfile pelas ruas da nossa comunidade educativa e na escola Frei Caetano Brandão, com o objetivo:

  • sensibilizar a população para a necessidade de proteger e respeitar o ambiente;
  • lembrar a importância da preservação das árvores;
  • celebrar o Carnaval com vertente pedagógica.

 

fCarn01

fCarn02 

Ciclo de Cinema

CartazCicloDeCinema

textoDivulgacaoCicloCinema

 

Palestra "Cidades Felizes"

conviteCLIL

 

 

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Mulheres notáveis / Women in science

 
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento as turmas 8º1 e 8º2, turma de CLIL, desenvolveram uma pesquisa sobre mulheres que marcaram o mundo, em várias áreas da sociedade, no âmbito do tema Igualdade de Género.
 
Os alunos selecionaram informação e elaboraram mini-biografias, tomando consciência e dando a conhecer mulheres com um papel de relevo na intervenção e transformação social. Os trabalhos foram organizados e publicados em padlet:
 


 

Visita de Estudo/Aula de Campo: À descoberta do património geológico do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN)

IMG 20230224 1

Na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, realizou-se a aula de campo no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN).

As turmas dos 11.º do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Maximinos marcaram presença nesta aula conduzida pelo Dr. Artur Viana, Técnico Superior do PNLN, organizada pela docente de biologia e geologia Elisa Oliveira e, também, acompanhadas pelas docentes Ana Rita Pereira e Cristina Vasconcelos.

O plano contou com atividades no âmbito da biologia (biodiversidade da região) da parte da manhã, bem como no âmbito da geologia (observação de rochas, fósseis, dobras, processos de erosão, regressões e transgressões marinhas), da parte da tarde.

Os percursos pedestres, orientados pelo guia, “Entre o Cávado e o Atlântico”, tiveram início no Clube Náutico de Fão e foram realizadas diversas paragens, de modo a serem prestadas explicações e esclarecimentos relativos aos locais a observar: Estuário do Cávado e Miradouro sobre o Estuário, Observatório de aves, Miradouro da restinga, Praia dos moinhos de Apúlia, Monte de S. Lourenço e Praia do Belinho, respetivamente.

Esta aula de campo permitiu aos alunos aprofundar os conhecimentos relativos aos temas da disciplina de biologia e geologia, de acordo com as aprendizagens essenciais do 11º ano, e estabelecer a ligação teórico-prática dos conteúdos abordados com a realidade exterior à sala de aula.

Com esta Visita de Estudo, o Agrupamento de Escolas de Maximinos respondeu ao tema do ano das Escolas Embaixadoras do Parlamento EuropeuUNIDOS NA BIODIVERSIDADE.

Foi, sem dúvida, uma mais valia para todos os que participaram!


As alunas embaixadoras juniores do projeto EPAS:
Bárbara Ramos
Sara Barbosa
Luana Maia

Veja as fotos aqui.

 

GPSI na Europa II

Estágios internacionais

Erasmus Logo

 

 

 

 

Alunos selecionados

 

Oeiras Internet Challenge 2023 | Edição Nacional

As alunas Constança Araújo Mota Campos Costa e Mariana Oliveira Fernandes, do 12º1, irão participar na Final Nacional do Oeiras Internet Challenge 2023, no dia 25 de fevereiro.

O torneio  tem como objetivo o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação de informação em linha, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou de fontes de informação.

O torneio será transmitido no Facebook da Rede das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

 

Assistam aqui à participação das nossas alunas!

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

 

 

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt
Ficha de inscrição