Visita ao “Charco com Vida”

1718378419295

Foi um bom final de ano letivo para os alunos do 10º1, embaixadores juniores do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu | EPAS do AEMaximinos que, no dia 13/6/2024, acompanhados pelas professoras de Filosofia e Biologia, foram visitar o “Charco com Vida”, situado na EB1 de Gandra-Ferreiros. Foram recebidos entusiasticamente pela turma de 4º ano, da professora Cristiana Paço, que lhes fez uma visita guiada ao “Charco” e aos “Muros com Vida” que o ladeiam, ilustrando a fauna e flora que lá se pode encontrar.

Os embaixadores juniores assistiram, seguidamente, a uma apresentação em PowerPoint, muito cuidada, dos alunos do 4º ano (David, Leonor, Mariana e Dilan) sobre a biodiversidade atualmente existente no “Charco”, da flora (lírio amarelo, lentilha, alisma, junco e tabúa) à fauna; e, desta última, aquela que é visível a olho nu, como a rã verde, o alfaiate, o barqueiro e a libélula, e aquela que só é visível com recurso ao microscópio (ciclope, ostracóide, dáfnia). Referiram o modo como a vida se preserva no Charco e as principais ameaças (alterações climáticas, degradação e destruição, poluição ou a limpeza em excesso).

Partilharam-se vivências e conhecimentos entre alunos finalistas de 4º e 10º anos e, dividindo-se os participantes em 4 grupos, com recurso a microscópios, foi possível identificar alguma da fauna, só visível deste modo!

O nosso muito obrigada à turma de 4º ano, da professora Cristiana, da EB1 de Gandra, por esta “aula” diferente e animada.
Texto | Fotos: Cristina Vasconcelos | Bárbara Loureiro | Isabel Mourão
Embaixadoras do projeto EPAS