Erasmus na Grécia

collage2

No âmbito do projeto "My coding bag without a computer", os representantes portugueses deslocaram-se a Patras, na Grécia, para mais um meeting do projeto.
Neste encontro os parceiros envolvidos partilharam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.
O Agrupamento de Maximinos apresentou nove jogos que visavam desenvolver, em crianças entre os 3 e os 6 anos, competências ao nível da codificação.
Todas as crianças dos jardins de infância do Agrupamento participam na dinamização das atividades explorando os jogos desenvolvidos no projeto e com estes expandindo as suas capacidades de resolução de problemas. Para além desta promovem igualmente o domínio de conceitos básicos de programação, habilidades e domínios emocionais e sociais.
Os jogos criados intitulam-se: "o gato e o rato", "o robot falante", "círculos de natureza", "qual é a regra?", "fontella", "frutos secos", "molas", "ratos dançarinos" e "emoções". Para além de se revelarem do agrado das crianças desenvolvem, ainda, a criatividade e competências socioemocionais tão fundamentais para o desenvolvimento intelectual de crianças desta idade.
Para as educadoras estes jogos revelaram-se potenciadores de ambientes de aprendizagem facilitadores do desenvolvimento integral da criança, preparando-a para o futuro nos diferentes domínios. Em suma todo este trabalho se demonstrou uma mais valia no desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas para além de um excelente agregador de diferentes culturas e necessidades.

 


Imprimir