AEMaximinos

Visita de Estudo/Aula de Campo: À descoberta do património geológico do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN)

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Na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, realizou-se a aula de campo no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN).

As turmas dos 11.º do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Maximinos marcaram presença nesta aula conduzida pelo Dr. Artur Viana, Técnico Superior do PNLN, organizada pela docente de biologia e geologia Elisa Oliveira e, também, acompanhadas pelas docentes Ana Rita Pereira e Cristina Vasconcelos.

O plano contou com atividades no âmbito da biologia (biodiversidade da região) da parte da manhã, bem como no âmbito da geologia (observação de rochas, fósseis, dobras, processos de erosão, regressões e transgressões marinhas), da parte da tarde.

Os percursos pedestres, orientados pelo guia, “Entre o Cávado e o Atlântico”, tiveram início no Clube Náutico de Fão e foram realizadas diversas paragens, de modo a serem prestadas explicações e esclarecimentos relativos aos locais a observar: Estuário do Cávado e Miradouro sobre o Estuário, Observatório de aves, Miradouro da restinga, Praia dos moinhos de Apúlia, Monte de S. Lourenço e Praia do Belinho, respetivamente.

Esta aula de campo permitiu aos alunos aprofundar os conhecimentos relativos aos temas da disciplina de biologia e geologia, de acordo com as aprendizagens essenciais do 11º ano, e estabelecer a ligação teórico-prática dos conteúdos abordados com a realidade exterior à sala de aula.

Com esta Visita de Estudo, o Agrupamento de Escolas de Maximinos respondeu ao tema do ano das Escolas Embaixadoras do Parlamento EuropeuUNIDOS NA BIODIVERSIDADE.

Foi, sem dúvida, uma mais valia para todos os que participaram!


As alunas embaixadoras juniores do projeto EPAS:
Bárbara Ramos
Sara Barbosa
Luana Maia

Veja as fotos aqui.

 

GPSI na Europa II

Estágios internacionais

Erasmus Logo

 

 

 

 

Alunos selecionados

 

Oeiras Internet Challenge 2023 | Edição Nacional

As alunas Constança Araújo Mota Campos Costa e Mariana Oliveira Fernandes, do 12º1, irão participar na Final Nacional do Oeiras Internet Challenge 2023, no dia 25 de fevereiro.

O torneio  tem como objetivo o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação de informação em linha, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou de fontes de informação.

O torneio será transmitido no Facebook da Rede das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

 

Assistam aqui à participação das nossas alunas!

Ensino articulado da Música - inscrição nas provas de Ingresso para o 1º Ano

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Informa-se que as inscrições para o 1º ano dos regimes integrado (EA Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga) e articulado (AE Maximinos e AE Mosteiro e Cávado), decorrem entre os dias 13 de fevereiro e 10 de março (prazo suplementar de inscrição entre 13 e 17 de março).

Regulamento das provas de ingresso

Formulário de inscrição

Amar é...

No dia 14, as turmas do secundário refletiram acerca do Dia dos Namorados e da importância de amar. Eis algumas das frases pensadas..


Projeto Cultural de Escola (PCE)

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Maximinos, 2023
A coordenadora PCE - Helena Fernandes

Dia Europeu da Internet Segura

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No dia 7 de fevereiro, 3ª feira, comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura.
Nunca é demais lembrar os riscos do uso (incorreto) das redes sociais/Internet.
 

 

Ensino Articulado da Música - Audição de Carnaval

Carnaval

Local: ES Maximinos

Serviços Mínimos - Informação

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Na sequência de greves decretadas pelo STOP, o Ministério da Educação solicitou a definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar, nos dias 1, 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023, por decisão de 27 de janeiro de 2023 do Colégio Arbitral constituído para o efeito, foram fixados os seguintes serviços mínimos:

 

I – Pessoal docente e técnicos superiores:

- Garantia dos apoios aos alunos que beneficiam de medidas seletivas e adicionais previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;

- Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais;

- Garantia dos apoios aos alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situações mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar;

- Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional dos alunos, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ - Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens.

 

II - Pessoal não docente:

- Garantia do serviço de portaria (vigilância e controlo de acessos) dos estabelecimentos escolares;

- Garantia da disponibilização das refeições (quando o refeitório não está concessionado);

- Garantia da vigilância e segurança das crianças e alunos no espaço escolar e nos locais de refeição.

 

III – Meios: os que forem estritamente necessários ao cumprimento dos serviços mínimos acima determinados, escola a escola, adequados à dimensão e ao número de alunos que a frequenta.

 

- Docentes e Técnicos Superiores: 1 por apoio, de acordo com a especialidade, aos alunos que carecem das medidas acima identificadas nos diferentes ciclos de ensino;

 

Não docentes:

- Mínimo de 1 trabalhador para o serviço de portaria/controlo dos acessos acolhimento das crianças e alunos;

- Mínimo de 1 trabalhador para vigilância do refeitório de acordo com a dimensão do espaço e o número de alunos envolvidos;

- Mínimo de 2 trabalhadores, de acordo com o número de refeições servidas, para assegurar a confeção das refeições nos refeitórios não concessionados;

- Mínimo de 1 trabalhador por espaço escolar para a vigilância e segurança dos alunos, de acordo com a dimensão do espaço.

 

Assim sendo, a Direção do Agrupamento de Escolas deverá tomar as medidas necessárias, em termos de distribuição de serviço, com vista a assegurar o cumprimento destes serviços.

 

Diretor - Paulo Antunes

A Escola Secundária de Maximinos, debateu o tema da “Saúde Mental nos Jovens”, com o deputado Firmino Marques

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No dia 23 de janeiro, a Escola Secundária de Maximinos, no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, promoveu o debate sobre a temática da “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas? A sessão realizou-se no espaço da cantina, pelas 10h30 e contou com a presença do deputado da Assembleia da República, o Dr. Firmino Marques, Dr. Paulo Antunes, Diretor da Escola, Dr. Alexandre Lourenço, adjunto da direção, a coordenadora do projeto Dores Pereira, os jovens deputados eleitos (lista A) e todas as turmas de 11º e 12º ano e uma de 10º ano e os professores acompanhantes.

O Dr. Alexandre Lourenço, iniciou a sessão, na ausência do Diretor, presente na abertura da sessão, com a mesma temática, na Escola Frei Caetano Brandão. Começou por agradecer a presença de todos e fez uma breve apresentação da biografia e currículo do nosso ilustre representante nacional.

O deputado Firmino Marques, iniciou a sua intervenção começando por elogiar o projeto «Parlamento dos Jovens» e a adesão da nossa Escola. Destacou que este exercício de cidadania ativa e crítica é fundamental para a consolidação da nossa democracia, pois, estimula o gosto pela participação cívica e política e incentiva à reflexão e ao debate, para temas muitos pertinentes e que nos preocupam, como as vantagens/desvantagens do digital, tema de reflexão e debate no ano passado e o atual a saúde mental nos jovens, especialmente, depois de uma pandemia. Seguidamente, partilhou aspetos da sua experiência académica, no antigo Liceu Nacional Sá de Miranda e o pioneirismo na criação da associação de estudantes, que o influenciaram e conduziram à atual condição de Deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga (Partido PSD). Salientou a importância do associativismo nas escolas, para a promoção de reflexão, melhoria e mudança. Lembrou ainda, que a Escola de Maximinos é uma grande referência no Desporto Escolar, em especial na modalidade de andebol.

Concluindo a sua intervenção inicial, o deputado Firmino Marques apresentou um PowerPoint, para explanar os diversos aspetos da organização e funcionamento da Assembleia da República, nomeadamente, em relação: à constituição e competências; o funcionamento do Plenário; as Comissões Parlamentares, tendo destacado, as que participou; a sua composição atual; as atividades de preparação do debate parlamentar até ao processo de decisão do Parlamento e a iniciativa legislativa de Cidadãos. Terminou referindo, a presença muito residual de jovens deputados, no Parlamento, entre os 18 e os 25 anos, com apenas dois.

 Entrando na abordagem da temática, começou por introduzir a definição de Saúde Mental segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para de seguida, enunciar o conceito de Saúde Mental. Destacou que a Saúde Mental nos jovens, é uma área prioritária de intervenção, sendo necessário uma cultura de promoção e prevenção a nível nacional. Identificou alguns fatores com impacto na saúde mental dos jovens, tais como: o desejo de maior autonomia; a pressão entre pares; a identidade, a sexualidade e as relações interpessoais; os comportamentos aditivos; os desafios colocados pelos media e as novas tecnologias; a discriminação ou exclusão social; a violência, bullying, cyberbullying; a segurança online e as dificuldades no acesso a serviços qualificados. Os sinais de alerta mais visíveis são o isolamento, a apatia, a tristeza, o cansaço, a ansiedade e a agressividade. Ficamos a saber que, Portugal ocupa o segundo lugar no ranking dos países com mais problemas de saúde mental nos jovens. As estatísticas mostram que atualmente, um em cada cinco adolescentes sofre de perturbação de ansiedade e um em cada quatro, de depressão. Face a estes dados alarmantes, é crucial que os jovens desenvolvam e mantenham hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a Saúde Mental. São exemplos disso, a prática regular de exercício físico, um sono de qualidade, uma alimentação equilibrada, a adoção de estratégias para lidar e resolver problemas, uma boa gestão das relações interpessoais e de controlo de emoções. Ressaltou que, a Escola é um espaço de excelência, para a promoção das aprendizagens académicas, mas também, das relações sociais, da educação emocional e de um estilo de vida saudável.

Terminada a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões sobre o tema em reflexão. O aluno Rodrigo Vieira, deputado eleito pela lista A, tomou a palavra e ressaltou a necessidade de uma resposta mais rápida e de qualidade no acesso aos serviços de saúde mental. Lamentou o fim da gestão privada do Hospital de Braga, uma parceria de sucesso do público-privado do Serviço Nacional de Saúde. Apresentou ainda, as três medidas de recomendação, no âmbito do projeto Parlamento Jovem, as quais foram enaltecidas pelo deputado Firmino Marques.

No geral, esta palestra revelou-se muito profícua e gratificante, para todos os envolvidos, alunos e professores e contribuiu para a sensibilização desta temática junto dos mais jovens.

“A Menina Que Não Sabia Contar”

Capa do livro
 
O Agrupamento de Escolas de Maximinos encontra-se a desenvolver várias atividades interdisciplinares de exploração da obra “A Menina Que Não Sabia Contar” de Elisabete Pereira, que culminarão com a visita da escritora a algumas das escolas. No dia 21 de março, a autora estará presente na EB2/3 Frei Caetano Brandão, no âmbito da Semana da Leitura. Neste link, podemos ver algumas das atividades que têm sido desenvolvidas, onde fica bem explícito o empenho, interesse e alegria de todos os nossos alunos na leitura e análise da obra e na exploração dos seus recursos. “A Menina Que Não Sabia Contar” é um livro que fala sobre uma menina linda e simpática, mas muito triste porque não sabia contar. Não tem amigos e anda sempre sozinha. Certo dia, ouve um ruído no seu quarto e descobre um monstro dentro do seu armário. Mais tarde, faz uma viagem supersónica com ele e encontra-se com um jacaré que tem poderes especiais... Cheio de aventura e imerso no fascínio da imaginação infantil, o livro revela o segredo de como aprender a fazer algo que queremos. No final, a obra dispõe de um QR code que dá acesso a um padlet com material para exploração da mesma, nomeadamente: uma música, kahoot, guiões de leitura, atividade de cidadania, artes visuais, sopa de letras, palavras cruzadas... Trata-se de um recurso muito útil para as crianças e para os adultos. A obra está a ser trabalhada em articulação curricular com as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Musical, Educação Visual, Educação Física, Matemática e CLIL, à semelhança de outros agrupamentos de todo o país. A música foi composta e cantada por um professor do Agrupamento de Escolas de Maximinos.
 
Link de acesso à música: https://youtu.be/m2oertkdGF8
Link de acesso às fotografias e vídeos: https://photos.app.goo.gl/z4xzQrp5oCEVBnvu7
 
 

Torneio de Boccia

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O Agrupamento de Escolas Maximinos vai organizar no próximo dia 1 de fevereiro de 2023 o 1º Encontro de Boccia da Série 2 do Desporto Escolar que contará com a participação do Grupo-Equipa do Agrupamento, a Escola Básica de Vila Verde e a Escola Secundária de Vila Verde.

A competição decorrerá no Pavilhão Municipal de Maximinos, em Maximinos, Braga e será realizada em duas divisões (uma individual e outra coletiva).

Competição Individual - Divisão I:

· I2 - Alunos em cadeira de rodas que jogam com o pé ou com a mão;

· I3 - Alunos em pé com ou sem limitações funcionais.

Competição Coletiva - Divisão II:

· Equipas – 2 jogadores em pé com limitações funcionais e mais 1 jogador.

 Horários da competição:

· 9:00 Horas – Receção das Escolas/Reunião Técnica;

· 9:15 Horas - Início do encontro;

· 12:30 – Fim do encontro.

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