AEMaximinos

Torneio de Boccia

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O Agrupamento de Escolas Maximinos vai organizar no próximo dia 1 de fevereiro de 2023 o 1º Encontro de Boccia da Série 2 do Desporto Escolar que contará com a participação do Grupo-Equipa do Agrupamento, a Escola Básica de Vila Verde e a Escola Secundária de Vila Verde.

A competição decorrerá no Pavilhão Municipal de Maximinos, em Maximinos, Braga e será realizada em duas divisões (uma individual e outra coletiva).

Competição Individual - Divisão I:

· I2 - Alunos em cadeira de rodas que jogam com o pé ou com a mão;

· I3 - Alunos em pé com ou sem limitações funcionais.

Competição Coletiva - Divisão II:

· Equipas – 2 jogadores em pé com limitações funcionais e mais 1 jogador.

 Horários da competição:

· 9:00 Horas – Receção das Escolas/Reunião Técnica;

· 9:15 Horas - Início do encontro;

· 12:30 – Fim do encontro.

“Como era a Escola e o Ensino antes de abril de 1974”

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Nesta 5ª feira, 26 de janeiro, na Escola Secundária de Maximinos, o Clube Bibliotecas Humanas promoveu, para os alunos do 10º1 e 10º3,  mais uma sessão “À conversa com...”, com o tema “Como era a Escola e o Ensino antes de abril de 1974”. Pretendia-se também iniciar o Projeto “Escolas à Descoberta de Abril - 50 anos 25 de Abril (EDA 50), promovido pela Comissão Nacional de Educação, tendo sido selecionada a turma 3, do 10ºano (Área de Línguas e Humanidades).

Os docentes de Português convidados, Francisco Canário e Florêncio Gonçalves, conduziram esta agradável partilha de memórias, mostrando, através das suas vivências, como era escola em tempos de ditadura, desde o Ensino Primário (1º ciclo) até ao Ensino Universitário: como se aprendia e o que se aprendia, qual a relação dos alunos com os professores, os manuais e materiais escolares, o espaço físico da sala de aula, as atividades lúdicas, as expectativas de futuro dos alunos de então, as ideologias sócio-políticas subjacentes ao Ensino Público e Privado/Religioso.

        Motivar-se-ia assim os alunos a perceberem o presente e conhecerem o passado, a partilharem experiências e emoções com os seus avós, gostando de ouvir histórias das suas vivências, por vezes tão difíceis. Além da abordagem cívica e sociológica, ficaram por isso animados para iniciarem as primeiras atividades do Projeto Nacional “Escolas à Descoberta de Abril - 50 anos 25 de Abril (EDA 50)”, a ser desenvolvido no presente ano letivo.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Lembrar para não esquecer/ lembrar para não repetir
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No dia 27 de janeiro de 1945, foi libertado o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau Não houve, nem há palavras para descrever o horror vivido naquele e nos outros campos de concentração nazis.

Quando as Nações Unidas escolheram a data como o “Dia Internacional das vítimas do Holocausto”, o “Dia da Memória”, fizeram-no para que nunca se esquecesse a barbárie, mas também para que nunca se mais se repetisse.

Sabemos que, infelizmente, tal não aconteceu. Ao longo dos séculos XX e do XXI, muitas minorias, um pouco por todo o planeta, continuaram e continuam a ser perseguidas:

  • o povo curdo e os palestinianos, no Médio Oriente; cristãos assírios, xiitas turcomanos, xiitas shabak, yazidis, kakais e sabean mandaeans pelo estado islâmico;
  • a etnia Hazara na província de Ghor, no Afeganistão;
  • os uigures, cazaques, na China, em Xinjiang;
  • minorias étnicas, incluindo Chin, Kachin, Karen, Rakhine, Rohingya, Shan, Ta’ang e outras em Mynmar;
  • na Bulgária, os ataques contra grupos minoritários, nomeadamente emigrantes e pessoas LGBTQ+; tal como aconteceu na Moldávia;
  • Durante a Guerra do Kososvo, o rapto e envio para campos de concentração de membros de minorias étnicas e de albaneses;
  • Migrantes;
  • Povos indígenas da América, desde o Canadá às florestas da Amazónia;
  • Judeus;
  • Membros da etnia cigana;
  • Quénia: pastores Turkana ou Masai;
  • Somalis, que à semelhança dos Masai, se encontram disseminados por várias regiões fronteiriças do Corno de África;
  • No Mali, os tuaregues;
  • No Ruanda, o genocídio em 1994 contra os Tutsi;
  • No Botswana, os bosquímanos;
  • A tribo tailandesa Karen, das “mulheres girafa”. (…)

É uma longa lista e talvez peque por defeito. Lembremo-nos hoje que alguém, no nosso mundo, está a ser ameaçado, perseguido, ou morto, apenas porque é diferente.

Vídeo: Silencio de Auschwitz

Fotos da exposição sobre o tema 

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No AE Maximinos a Ciência é Viva 🙂

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Trabalho realizado pelo aluno Hélder Lima (9°5), no âmbito da disciplina de Físico-química.

Participação dos alunos do Ensino Articulado da Música em evento

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Apresentação Pública do Por El@s- Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Braga.

Ida ao Teatro 

51 alunos do 10º ano, do Agrupamento de Maximinos, foram  a V. N. Gaia assistir à dramatização da obra do programa “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente.

Da iniciativa do grupo de Português, esta atividade permitiu aos alunos o contacto com uma das obras do programa, em linguagem teatral. Foram, então, proporcionadas aprendizagens fora do contexto de sala de aula que, para além das aprendizagens específicas da disciplina, possibilitaram outras no domínio da cidadania, como a criação de hábitos de participação em atividades culturais.

Alunos e professoras consideraram que foram vividos momentos de extrema beleza cénica: uma aula de e sobre o teatro.

Os envolvidos agradecem à Câmara Municipal de Braga a cedência gratuita do transporte.

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"À conversa com .."

Clube Bibliotecas Humanas desenvolverá, na 5ª feira, na Escola Secundária de Maximinos, a atividade "À conversa com.." os docentes Francisco Canário e Florêncio Gonçalves e, ainda, o Assistente Operacional Armando Araújo.
Dá-se início assim ao Projeto Escolas à Descoberta de Abril - 50 anos 25 de Abril (EDA 50), promovido pela Comissão Nacional de Educação, levando os alunos do 10º3 (turma selecionada para desenvolver este projeto nacional) a perceber como era a Escola/Educação antes de 1974.
 

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Projeto Erasmus+ (In)school- developing Skills for Life

O projeto (In)school- developing Skills for Life viu o seu trabalho reconhecido tendo sido galardoado com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022 – Ensino Escolar, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, no passado mês de dezembro. Todo o trabalho desenvolvido, coordenado pela Casa do Professor e tendo como um dos parceiros o Agrupamento de Escolas de Maximinos centrou-se no desenvolvimento das funções executivas, nomeadamente a memória de trabalho, o controlo inibitório e a flexibilidade cognitiva, competências fundamentais para o desenvolvimento pleno e harmonioso de novas aprendizagens, em crianças desde os 5 aos 7 anos.

Para além dos jogos e materiais desenvolvidos pelo projeto, também pela capacitação de professores, passou ainda pela criação de um Centro Psicoeducativo, num dos Centros Escolares deste Agrupamento de Escolas. 

Poderá visualizar a cerimónia da entrega do prémio no link abaixo:

 

Vencedora do concurso Melhores Leitores do Mundo | Secundário, promovido pelo PNL

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A aluna Diana Yadlos, do 12º1, no ano letivo 2021/22, foi a vencedora do concurso Melhores Leitores do Mundo | Secundário, a nível nacional.

Este concurso tem por objetivo premiar os alunos que mais requisições fizeram ao longo do ano letivo, para leitura no espaço da biblioteca e em casa. Esta aluna foi quem mais leu no ano letivo 21/22, na Escola Secundária de Maximinos.

Foi, hoje, entregue o prémio pelo sr. Diretor do Agrupamento, Paulo Antunes, em vouchers  no valor de 500€ para compra de livros.

Parabéns à Diana, com votos de muito sucesso!

 

GREVES

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Relembramos toda a Comunidade Escolar que estão em vigor 𝐩𝐫é-𝐚𝐯𝐢𝐬𝐨s 𝐝𝐞 𝐠𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐧ã𝐨 𝐝𝐨𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞, diários, pelo que, não sendo previsível o nível de adesão, poderá haver algum constrangimento no normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino.

Nesse sentido, deverão os Encarregados de Educação estar atentos, certificando-se, designadamente, se estão asseguradas as atividades letivas e o funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino antes de deixarem os seus educandos.

O Diretor - Paulo Antunes

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