Homenagem ao Professor António Lopes

Exposição “Move-te por Valores”

No dia 9 de maio (DIA DA EUROPA), pelas 10 horas, ocorreu uma homenagem ao professor António Augusto Silva Vieira Lopes, na Escola Secundária de Maximinos, no âmbito da Exposição Itinerante “Move-te por Valores”.

Esta exposição é uma iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, que tem como objetivo divulgar e promover a ética no desporto através de testemunhos e histórias vivenciadas por atletas e os valores europeus como a solidariedade, estilos de vida saudáveis, a paz, a interajuda, a cidadania europeia.

O Professor António Lopes é associado a valores fundamentais e essenciais que partilha com os seus alunos como o respeito, a tolerância, a compreensão, a entreajuda, a disciplina, entre outros. Estes valores são importantes, quer no desporto quer na vida.

Segundo os testemunhos dos atletas e ex-atletas do Desporto Escolar (Andebol), cada pessoa que convive com este professor torna-se melhor, adquire muitas destas competências e é, assim, capaz de encarar o futuro de uma forma mais solidária e tolerante.

A prática do desporto, neste caso o Andebol, ao nível do Desporto Escolar, acompanhada por este professor/treinador, não só ajuda a aperfeiçoar todas as potencialidades que este desporto exige como, também, habilita os seus atletas com importantes valores humanos e de cidadania.

O Professor/Treinador António Lopes é um grande Homem, sempre muito humilde, com grande disponibilidade e dedicação para tudo e para todos.

Os alunos embaixadores juniores e atletas do Desporto Escolar (Andebol)
Inês Marinho
Alexandre Peixoto