AEMaximinos

Semana Eco-Escola & Plano das Artes

2023

Chegamos à reta final de mais um ano letivo e as atividades desta semana espelham a preocupação cidadã, ambiental e artística que norteia o Projeto Educativo do nosso agrupamento. 
 
Através das várias exposições, instalações e momentos artísticos, os alunos consolidaram e ampliaram as aprendizagens de uma forma interdisciplinar.
 
Agradecemos a TODA a Comunidade Educativa, Clube da Horta, Biblioteca Escolar e aos nossos parceiros educativos (Ginasiano e União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves) pelo envolvimento na concretização destas atividades.
  
Veja o resumo e .... BOAS FÉRIAS!
 
 

Escola Embaixadora Anticorrupção

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No âmbito da implementação do Programa RedEscolas Anticorrupção - Escolas que inspiram uma Cultura de Integridade, uma iniciativa da Associação All4integrity, em todas as turmas do décimo primeiro ano, com a coodernação da Biblioteca Escolar, dois alunos do 11º1 participaram na cerimónia final deste projeto, no dia dois de junho, em Lisboa, em representação da Escola, onde receberam o Certificado 'Escola Embaixadora Anticorrupção 2022-23' com a atribuição do Selo Ouro, pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos, e os cartões de identificação ‘Embaixador Júnior da RedEscolas AntiCorrupção 2022/2023' para todos os alunos envolvidos. Com este projeto pretendeu-se desenvolver competências no âmbito de uma cultura democrática e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual.

Neste contexto, agradece-se a todos os que contribuíram para este resultado.
No próximo ano letivo, continuaremos na luta pela transparência e integridade!

Alunos do 11.º4 viram reconhecida a qualidade do seu vídeo no concurso ChemRus23 da Sociedade Portuguesa de Química

Os alunos Afonso Fernandes, António Lima e Letícia Rodrigues, sob a orientação da Professora Isménia Loureiro, foram parabenizados pela qualidade do vídeo submetido ao concurso ChemRus e pela respetiva ficha experimental. Após a deliberação do júri, este decidiu entregar uma Menção Honrosa do concurso ChemRus23 à experiência intitulada “Azul Veloz”. A atividade laboratorial e experimental relaciona o aparecimento súbito da cor azul-escura com um dos fatores que influencia a velocidade das reações químicas: a concentração dos reagentes. Para o efeito, usaram como reagentes iodato de potássio; ácido sulfúrico concentrado; bissulfito de sódio; amido; e, água destilada. Esta atividade é conhecida como Reação de Landolt ou “relógio de iodo”.

Sessão nacional do Parlamento dos Jovens Secundário

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Nos dias 29 e 30 de maio decorreu na Assembleia da República, a sessão nacional do Parlamento dos Jovens Secundário, tendo o Agrupamento de Escolas de Maximinos, sido representado pelos alunos/deputados Rodrigo Vieira, Joana Gonçalves e o jornalista, Gonçalo dias (11º 3). Foram dois dias de debate intenso, onde os alunos defenderam as recomendações do círculo eleitoral de Braga, sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”. Uma das medidas que integrou o projeto de recomendação final, a ser proposto à Assembleia da República, foi: «Implementação do “Escola Auxilia +”, que prevê a contratação de mais psicólogos para as escolas, para desenvolver projetos e programas para ajudar os alunos, bem como a atribuição de cheques “Bem-estar para Todos” aos alunos, independentemente da sua condição financeira, evitando, assim meses de espera (o psicólogo, além de ouvir o aluno, aconselha-o em todas as situações, da vida escolar e/ou pessoal, e direciona-o para psiquiatras ou psicólogos especializados, de acordo com o diagnóstico efetuado», e partiu de uma medida dos deputados do Agrupamento de Escolas de Maximinos e posteriormente, do ciclo eleitoral de Braga.
A Recomendação aprovada irá ser entregue ao Presidente da Comissão de Educação e Ciência, em nome do Parlamento dos Jovens.
Foi uma experiência de cidadania muito enriquecedora, para os alunos e professores acompanhantes. Houve partilha de ideias e convívio entre os jovens deputados eleitos e entre estes e os deputados eleitos dos vários quadrantes políticos da Assembleia da República.


Dores Pereira (Coordenadora do Parlamento Jovem secundário)

Projeto Humaniz(Arte)

Produtos finais das atividades formativas desenvolvidas no âmbito do projeto DAC Humaniz(Arte) pelas turmas 10º4 e 11º4, do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, em parceria com a entidade parceira, Oikos - Cooperação e Desenvolvimento. 

Projeto Escolas à Descoberta de Abril – 50 Anos 25 Abril (EDA 50)

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Na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, as suas turmas selecionadas para desenvolver o projeto EDA 50 (do 10.º e 12.ºanos, do Curso de Humanidades) acolheram com imenso agrado e salutar curiosidade o projeto que celebrará os 50 anos da existência do nosso país em Democracia.
Inicialmente, os alunos selecionaram com entusiasmo e curiosidade a temática da Educação/Ensino, pretendendo-se investigar, selecionar informação, ouvir testemunhos e comparar e concluir sobre o passado e o presente, na perspetiva de alunos e de jovens cidadãos.
De forma a motivá-los, numa fase prévia, participaram ativamente numa sessão do Clube Bibliotecas Humanas, dinamizada na escola: uma conversa informal com dois ex docentes do Agrupamento que, em modo de conversa e de partilha de proximidade, puderam relembrar as suas experiências enquanto alunos nos anos anteriores a 1974, desde o 1.ºciclo ao ensino secundário, o então Liceu. As questões foram inúmeras, escutar foi uma descoberta, as reações dos alunos perante uma passado não tão distante foram surpreendentes!
Escolhidos os subtemas e os grupos de pesquisas, com o apoio das docentes de História e de Português, e sob a supervisão do Diretor do Agrupamento, foram formuladas as entrevistas a aplicar aos familiares escolhidos: a idade, a experiência rica, a capacidade/fluidez comunicativas, a disponibilidade e o agrado foram alguns dos critérios
de seleção. E as entrevistas foram realizadas, registadas em vídeo e áudio, integral e corretamente transcritas. A partir daí, uma das fases mais ricas: deduzir, concluir, interpretar essa riquíssima informação vivencial, socialmente contextualizada na família e na respetiva região do entrevistado. Os alunos encontram-se, agora, numa fase final de edição de imagem e de interpretação de dados, com base em bibliografia histórica de referência.
Paralelamente, a pesquisa de materiais que ilustrem as vivências educacionais (na escola e em família), que ilustrem a época (brinquedos, materiais, fotografias, objetos de sala de aula...), tem sido uma descoberta gratificante para os alunos, aproximando gerações e despertando o diálogo, nem sempre possível ou profícuo. Mais que o conhecimento, nos diálogos ou nas conversas, descobrem-se e intensificam-se os afetos, as memórias que reavivam afetos.
A vontade de futuramente, no fim deste projeto, deixar o seu trabalho à sua escola e ao seu país tem sido uma suprema motivação.

Professoras Idalina Pereira e Maria Dores Pereira

CLIL 3º ciclo

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No âmbito do Projeto CLIL – Content and Language Integrated Learning, planificaram-se e desenvolveram-se diversas atividades sob o tema “Happy cities” com os alunos das turmas 7.2, 7.3 e 8.2.
Na disciplina de Expressão Dramática, nas turmas 7º 2 e 7º 3, iniciou-se o processo pedagógico com a criação de um padlet intitulado “Braga, my Happy City”, espaço para os alunos poderem refletir em inglês sobre a realidade da sua cidade e decidir qual seria o local que os faz feliz no município de Braga. Terminado o processo de seleção e respetiva justificação em inglês, os alunos receberam informação detalhada para a criação de maquetes dos seus locais preferidos no município de Braga. O resultado do seu trabalho e das respectivas famílias esteve exposto no dia 05 de maio, Dia Aberto do Agrupamento, na EB23 Frei Caetano Brandão, no posto My Happy City, por onde passaram os alunos do 4º ano das Escolas 1º ciclo de Gondizalves, Estrada, Gandra, Naia e Maximinos. Do 2º ciclo, contamos com o entusiasmo das turmas 6º 2, 6º 5 e 6º 7. Os representantes do 3º ciclo foram alunos CLIL, as turmas responsáveis pelas maquetes My happy City, e o 8º2. Foram momentos de interação real em inglês, com a presença de quatro alunos CLIL, a saber, Afonso Canário, Carolina Gomes, Rodrigo Marques, do 7º 2 e Érica Barbosa, do 7º 3, que prestaram uma ajuda valiosa e foram verdadeiros promotores da pedagogia CLIL.
Face ao entusiasmo verificado pelos alunos e em articulação com a coordenadora da EB Frei Caetano Brandão, Professora Manuela Machado, a exposição e os conteúdos digitais mantiveram-se durante a semana de 08 a 12 de maio, podendo ser visitada por todos elementos da comunidade escolar que o desejarem.

 

 

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