AEMaximinos

IDENTIDADE REGIONAL

10º4 – ÁREA DE INTEGRAÇÃO

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Na manhã ensolarada de sexta-feira 5 de novembro, a turma de 10ºano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no âmbito da disciplina de Área de Integração, visitou o Mosteiro de S. Martinho de Tibães e Cerca. Esta visita teve como objetivos proporcionar o conhecimento de um local do património histórico e cultural da região, promover a identidade regional e contribuir para a criação e desenvolvimento de atitudes de cidadania informada, consciente e responsável. 

Esta foi a primeira de muitas visitas e atividades externas a realizar até ao final do curso no âmbito dos conteúdos dos módulos da disciplina de Área de Integração. O percurso foi realizado em autocarro da TUB cedido pela Câmara Municipal de Braga a quem muito agradecemos. Os objetivos foram atingidos com muito sucesso, tendo os participantes experienciado momentos interessantes de aprendizagem, socialização e convívio num espaço identitário da nossa região.

 

"Outubro rosa"

Criado com o Padlet

Selo de Escola Saudável

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 A equipa do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), fez a candidatura à atribuição do Selo de Escola Saudável 2021-2023, promovida pela Direção Geral de Educação (DGE). Como resultado desta candidatura, o Agrupamento foi novamente distinguido, com a atribuição do SELO ESCOLA SAUDÁVEL (Nível Intermédio), premiando deste modo o trabalho "na promoção de uma política de saúde e de bem-estar espelhada no seu projeto educativo, fortalecendo assim a sua capacidade em criar um ambiente saudável para a aprendizagem." A cerimónia de entrega decorreu hoje, em Braga, com a presença do Diretor do AE Maximinos, Paulo Antunes.
Estamos todos de Parabéns!

Projeto EDUCANDO

No âmbito de uma parceria com a AIESEC (UMinho) recebemos uma jovem voluntária Holandesa durante 6 semanas no AE Maximinos.
Finalizada a experiência, segue abaixo o testemunho da Isabelle De Cuba - projeto EDUCANDO
 

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AEMAXIMINOS POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

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No âmbito do projeto Erasmus+ You Are What You Eat, realizou-se uma Learning, Teaching, Training Activities (LTTA) na EB2/3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, que reuniu professores da Alemanha, Macedónia do Norte e República Checa.

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Sendo o tema do projeto “Tu és o que comes” e considerando que a escola tem um papel fundamental na aquisição de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos desajustados, o grande desafio será a introdução de hábitos alimentares saudáveis nos jovens, que se mantenham ao longo da vida, reduzindo o risco de doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.

Além da planificação conjunta das atividades a desenvolver durante o presente ano letivo, o grupo de trabalho teve a oportunidade de visitar o centro histórico da cidade de Braga, apreciar produtos e tradições portuguesas no Mercado Municipal e conhecer o Bom Jesus do Monte, Património Mundial pela UNESCO.
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Mês Europeu da Cibersegurança

Está a decorrer, durante o mês de outubro, a nona edição do Mês Europeu de Cibersegurança com o lema «pense antes de clicar».

Neste âmbito, e à semelhança do ano passado, os alunos do curso profissional GPSI criaram animações com esperança que possam ajudar a comunidade escolar no uso responsável e seguro do ciberespaço. 

As animações serão publicadas, periodicamente, no site do agrupamento.

Centro Nacional de Cibersegurança: CNCS:https://www.cncs.gov.pt/

Lanches saudáveis

Criado com o Padlet

Hábitos Alimentares E Educação Para A Saúde

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No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e da temática do Projeto Erasmus+ YOU ARE WHAT YOU EAT, foi realizado um estudo em alunos do 6ºano de escolaridade da EB 2/3 Frei Caetano Brandão, Agrupamento de Escolas de Maximinos, sobre os HÁBITOS ALIMENTARES. Verifica-se que a maioria das crianças e jovens revela dificuldades no cumprimento de regras para uma alimentação saudável e sustentável. Perante esta realidade, reflete-se sobre qual o contributo da competência da escola para a educação alimentar dos alunos, integrada na alínea mais abrangente da educação para a saúde. Começo por destacar que chegou recentemente às escolas legislação que condiciona a oferta de produtos alimentares aos alunos, tentando excluir muito particularmente os açúcares. Acontece que a maioria dos alunos traz de casa o lanche do meio da manhã. Quando questionados sobre a composição do referido lanche, verifica-se que 62% dos alunos refere ingerir bolachas ou outros produtos açucarados e sumos artificiais. Destaca-se que 40% dos alunos raramente ou nunca consome sopa, 77% ingere peixe menos de 2 vezes por semana e cerca de 40% privilegia a fast-food (pizzas, hambúrguer, snacks, …) aos fins de semana. De lamentar que 40% dos alunos raramente pratica exercício físico fora do contexto escolar.
Os dados recolhidos são muito preocupantes como facilmente pode concluir-se. Tão preocupantes quanto se sabe que o consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado com o excesso de peso/obesidade, o desenvolvimento de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, hipertensão, cancro e diabetes) e a ocorrência de cáries dentárias. É urgente que sejam tomadas medidas que estimulem crianças e jovens a adotar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, complementados com a prática regular de atividade física. Sabemos também que uma opção saudável e inteligente contribuirá para a diminuição do consumo de açúcar e gorduras e para o aumento da ingestão de produtos hortícolas, fruta e água.
Ora as escolhas alimentares de crianças e jovens estão fortemente condicionadas pelo contexto familiar. Nesse sentido, é imprescindível o envolvimento das famílias na prevenção de comportamentos desadequados e na aquisição de hábitos saudáveis, que se mantenham ao longo da vida.

Vânia Araújo

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