E… foi assim o “outubro Rosa” nas escolas do Agrupamento:
ALERTANDO…,
EDUCANDO…,
MOBILIZANDO…,
sempre com o objetivo de tornar o “Rosa” mais belo!
Palavras… nos poemas, quadras e prosas,
Cores… nos desenhos fantásticos,
Mãos… que fazem lacinhos,
Rostos sorridentes… nas fotografias!
A solidariedade com a Liga Portuguesa Contra o Cancro!
Bem hajam todos os elementos da comunidade educativa que, de uma forma ou de outra, contribuíram para tornar o mês de “outubro Rosa”, MAIS ROSA!
Poemas:
"Eu sou rosa"
"Eu sou laço"
"Laço rosa"
"Outros olhares"
Veja as fotos aqui.
10º4 – ÁREA DE INTEGRAÇÃO
Na manhã ensolarada de sexta-feira 5 de novembro, a turma de 10ºano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no âmbito da disciplina de Área de Integração, visitou o Mosteiro de S. Martinho de Tibães e Cerca. Esta visita teve como objetivos proporcionar o conhecimento de um local do património histórico e cultural da região, promover a identidade regional e contribuir para a criação e desenvolvimento de atitudes de cidadania informada, consciente e responsável.
Esta foi a primeira de muitas visitas e atividades externas a realizar até ao final do curso no âmbito dos conteúdos dos módulos da disciplina de Área de Integração. O percurso foi realizado em autocarro da TUB cedido pela Câmara Municipal de Braga a quem muito agradecemos. Os objetivos foram atingidos com muito sucesso, tendo os participantes experienciado momentos interessantes de aprendizagem, socialização e convívio num espaço identitário da nossa região.
A equipa do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), fez a candidatura à atribuição do Selo de Escola Saudável 2021-2023, promovida pela Direção Geral de Educação (DGE). Como resultado desta candidatura, o Agrupamento foi novamente distinguido, com a atribuição do SELO ESCOLA SAUDÁVEL (Nível Intermédio), premiando deste modo o trabalho "na promoção de uma política de saúde e de bem-estar espelhada no seu projeto educativo, fortalecendo assim a sua capacidade em criar um ambiente saudável para a aprendizagem." A cerimónia de entrega decorreu hoje, em Braga, com a presença do Diretor do AE Maximinos, Paulo Antunes.
Estamos todos de Parabéns!
No âmbito do projeto Erasmus+ You Are What You Eat, realizou-se uma Learning, Teaching, Training Activities (LTTA) na EB2/3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, que reuniu professores da Alemanha, Macedónia do Norte e República Checa.
Sendo o tema do projeto “Tu és o que comes” e considerando que a escola tem um papel fundamental na aquisição de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos desajustados, o grande desafio será a introdução de hábitos alimentares saudáveis nos jovens, que se mantenham ao longo da vida, reduzindo o risco de doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.
Além da planificação conjunta das atividades a desenvolver durante o presente ano letivo, o grupo de trabalho teve a oportunidade de visitar o centro histórico da cidade de Braga, apreciar produtos e tradições portuguesas no Mercado Municipal e conhecer o Bom Jesus do Monte, Património Mundial pela UNESCO.
Está a decorrer, durante o mês de outubro, a nona edição do Mês Europeu de Cibersegurança com o lema «pense antes de clicar».
Neste âmbito, e à semelhança do ano passado, os alunos do curso profissional GPSI criaram animações com esperança que possam ajudar a comunidade escolar no uso responsável e seguro do ciberespaço.
As animações serão publicadas, periodicamente, no site do agrupamento.
Centro Nacional de Cibersegurança: CNCS:https://www.cncs.gov.pt/
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e da temática do Projeto Erasmus+ YOU ARE WHAT YOU EAT, foi realizado um estudo em alunos do 6ºano de escolaridade da EB 2/3 Frei Caetano Brandão, Agrupamento de Escolas de Maximinos, sobre os HÁBITOS ALIMENTARES. Verifica-se que a maioria das crianças e jovens revela dificuldades no cumprimento de regras para uma alimentação saudável e sustentável. Perante esta realidade, reflete-se sobre qual o contributo da competência da escola para a educação alimentar dos alunos, integrada na alínea mais abrangente da educação para a saúde. Começo por destacar que chegou recentemente às escolas legislação que condiciona a oferta de produtos alimentares aos alunos, tentando excluir muito particularmente os açúcares. Acontece que a maioria dos alunos traz de casa o lanche do meio da manhã. Quando questionados sobre a composição do referido lanche, verifica-se que 62% dos alunos refere ingerir bolachas ou outros produtos açucarados e sumos artificiais. Destaca-se que 40% dos alunos raramente ou nunca consome sopa, 77% ingere peixe menos de 2 vezes por semana e cerca de 40% privilegia a fast-food (pizzas, hambúrguer, snacks, …) aos fins de semana. De lamentar que 40% dos alunos raramente pratica exercício físico fora do contexto escolar.
Os dados recolhidos são muito preocupantes como facilmente pode concluir-se. Tão preocupantes quanto se sabe que o consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado com o excesso de peso/obesidade, o desenvolvimento de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, hipertensão, cancro e diabetes) e a ocorrência de cáries dentárias. É urgente que sejam tomadas medidas que estimulem crianças e jovens a adotar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, complementados com a prática regular de atividade física. Sabemos também que uma opção saudável e inteligente contribuirá para a diminuição do consumo de açúcar e gorduras e para o aumento da ingestão de produtos hortícolas, fruta e água.
Ora as escolhas alimentares de crianças e jovens estão fortemente condicionadas pelo contexto familiar. Nesse sentido, é imprescindível o envolvimento das famílias na prevenção de comportamentos desadequados e na aquisição de hábitos saudáveis, que se mantenham ao longo da vida.
Vânia Araújo