Integrada nas atividades da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, será realizada uma palestra, que decorrerá na Escola Secundária de Maximinos, no dia 10 de maio de 2022, entre as 14:30 e as 15:20.
A palestra terá a presença da Eurodeputada Dra. Isabel Estrada Carvalhais. Na abertura, e nota de boas vindas, contará com a participação, por videoconferência, da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional do projeto EPAS.
O momento musical ficará a cargo dos alunos do Ensino Articulado, e do Ensino Supletivo, da Música do AE Maximinos. Como finalização, em cerimónia simbólica, os alunos plantarão e batizarão uma árvore, no espaço escolar, como integrando o bosque dos valores europeus das escolas embaixadoras do Parlamento Europeu.
CLIL (Content and Language Integrated Learning) – No Agrupamento de Escolas de Maximinos, temos, no ano letivo de 2021-2022, 5 turmas CLIL em funcionamento (duas do 5º ano, duas no 6º ano e uma do 7º ano). As disciplinas que integram o CLIL são HGP, CN, CeD, EV, ET, EM, EF, GEO, HIST e MAT, Pensamento Computacional entre outras, cujos docentes se mostraram disponíveis para colaborarem, sempre que possível, neste projeto pedagógico. A aprendizagem integrada de uma língua estrangeira (Inglês) e de conteúdos disciplinares curriculares oferece vantagens cognitivas e linguísticas. Nas dinâmicas CLIL, é feita a articulação dos conteúdos disciplinares curriculares entre as disciplinas que o integram, estabelecendo-se formas de cooperação e de colaboração interdisciplinar, reforçando-se a diversificação de procedimentos e de instrumentos de avaliação, bem como a capacidade de os alunos trabalharem cooperativamente e com autonomia.
Paulatinamente, também vão sendo desenvolvidas competências que permitam aos alunos integrar conhecimentos emergentes, tendo em mente o desenvolvimento de experiências de comunicação e de expressão, nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal, proporcionando-lhes assim situações de aprendizagens significativas, cognitivas e linguísticas.
Trabalhos dos alunos:
Na passada 6ª feira, dia 29 de abril, 25 alunos das turmas 8º1, 9º4 e 9º6 estiveram presentes na sessão “Conversas sobre Gerir a Ansiedade, Potenciar o Desempenho”, com o dr. Paulo Nóvoa (psicólogo), dinamizada pelo Clube Bibliotecas Humanas.
Com muito interesse e participação ativa, os alunos puderam trocar ideias sobre como lidar com as dúvidas, as ansiedades e medos perante o estudo e os momentos de avaliação, percebendo como os processos cognitivos funcionam melhor, de forma a potenciar a compreensão/interpretação, o raciocínio lógico e a memorização, sobretudo percebendo como funcionam sinapses dos nossos neurónios. Também puderam perceber diferentes métodos de estudo adequados a diferentes disciplinas – identificando alguns dos seus erros -, como gerir expectativas e desafios de futuro.
A sessão começou por um confronto de ideias sobre os diferentes comportamentos e expectativas masculinos e femininos, passando por uma abordagem às relações de amizade e de companheirismo em ambiente escolar, bem como nos processos de ajuda em situações de stresse e de ansiedade.
Foram duas horas muito descontraídas, salutares e de muito interesse para o percurso escolar e pessoal destes alunos!
O Relatório de Conta de Gerência, relativo ao ano civil de 2021 foi elaborado pelo Conselho Administrativo com o objetivo de dar cumprimento ao estabelecido na alínea b) do artigo 38º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, alterado pelos Decretos-Lei n.ºs 224/2009, de 11 de setembro, e 137/2012, de 2 de julho. O presente relatório tem como base documentação diversa, elaborada no âmbito das com-petências do Conselho Administrativo que estará disponível para consulta.
A elaboração do presente relatório de contas não é um fim em si mesmo, tem como objetivo principal informar toda a comunidade educativa do estado financeiro do Agrupamento de Escolas de Maximinos e qual a sua evolução, permitindo dessa forma qualidade na informação para a tomada de decisões. Insere-se assim dentro dos princípios da prestação de contas (Accountability) e transparência que caracterizou o plano de ação apresentado quando da candidatura a Diretor. Sendo uma entidade públi-ca, financiada por dinheiros públicos, tenham eles origem europeia, central ou local, temos o dever de ser transparentes para com todos os nossos públicos, internos e externos, e divulgar amplamente esta informação.
Aprovado por unanimidade na reunião de Conselho Geral de 27/04/2022
No âmbito das atividades formativas do polo do Agrupamento de Escolas de Maximinos do Centro Qualifica do Município de Braga, realizou-se terça-feira, dia 19 de abril com início às 17.30 horas – on line - mais uma sessão de júri de certificação de competências de dois formandos nossos, enquadrada no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário.
Nesta modalidade de formação, os adultos (re)descobrem um novo sentido para os conhecimentos e competências adquiridos no contexto das suas experiências de vida. A valorização das suas experiências e da aprendizagem, como um processo contínuo, constitui-se como fulcral na melhoria das competências e na prossecução dos projetos de vida dos adultos.
Desta vez, os parabéns e os votos de muito sucesso pessoal e profissional são para a Teresa Sofia e para o Bruno pelo seu desempenho e resiliência ao longo do seu processo de formação. A Equipa CQ do AEmaximinos está muito grata aos dois formandos certificados por terem contribuído para continuaramos a dar sentido ao nosso trabalho.