Alunos do 11º ano de Ciências e Tecnologias visitam a ilha de S. Miguel - Açores

vSM05

Um grupo de 13 alunos de Ciências e Tecnologias do 11.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Maximinos e duas professoras estiveram, no período de 24 a 27 de fevereiro, de visita à ilha de S. Miguel para conhecer in loco os fenómenos geológicos do vulcanismo primário e secundário da ilha, a biodiversidade, os hábitos e costumes culturais dos seus habitantes, bem como a importância da utilização dos recursos geotérmicos.

Ao longo de quatro dias, os estudantes deixaram-se encantar pelas belezas naturais da “Ilha Verde”, aprofundando, ao mesmo tempo, os seus conhecimentos científicos, devidamente orientados pelas suas professoras.

Do Porto a São Miguel... um saltinho!

A estada em S. Miguel foi deveras esclarecedora para estes jovens também graças à simpatia e saber acolher do povo micaelense que, com a sua maneira muito particular de ser, soube acarinhar o grupo, zelando para que nada faltasse ao longo da estada.

Após a chegada a Ponta Delgada, a manhã foi dedicada ao património da cidade, com visitas à Ermida da Mãe de Deus, ao Convento da Esperança, Portas da Cidade, Igreja Matriz, entre outros, tudo isto a pé, apreciando a fantástica calçada à portuguesa. À tarde, o grupo visitou a Gruta do Carvão que é uma formação geológica de origem vulcânica, o maior túnel lávico conhecido na ilha de São Miguel.

No segundo dia desta deslocação, os alunos visitaram o concelho de Ponta Delgada, que incluiu as Sete Cidades, a Ferraria, os Mosteiros, onde recolheram amostras de basalto, as Capelas, as estufas de ananases e terminou com uma paragem no centro da Ribeira Grande e na central geotérmica do Pico Vermelho.

No Terceiro dia o grupo visitou a Lagoa do Fogo, passou por Vila Franca do Campo e visitou a fábrica das queijadas da vila, doce conventual que surpreendeu muitas papilas gustativas. Já na região das Furnas os jovens estiveram na Lagoa das Furnas onde, com a orientação de um funcionário local, puderam retirar um dos cozidos tradicionais do buraco onde estivera cerca de 12 horas.

Nesta zona protegida, os estudantes ficaram a par de fenómenos que afetam a bacia hidrográfica das Furnas, nomeadamente o fenómeno da eutrofização da lagoa. O almoço foi, como não podia deixar de ser, o cozido das Furnas que os jovens viram sair da terra. A tarde foi passada no tanque termal do jardim Terra Nostra onde os alunos desfrutaram de um belo banho nas águas férreas. O dia nas Furnas terminou com a visita ao parque das fumarolas e nascentes termais. No regresso a Ponta Delgada, os estudantes estiveram na plantação de Chá de Porto Formoso, onde foram recebidos pelas colaboradoras que, para além de explicarem os processos de produção, serviram chá a todos os participantes.

No último dia desta mobilidade os alunos visitaram o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) da Universidade dos Açores, onde ficaram a conhecer o funcionamento da tecnologia associada à monitorização e vigilância dos perigos geológicos no Arquipélago.

Salienta-se pela positiva a postura de todos os alunos participantes em todos os momentos da visita.

No final desta visita de estudo, os estudantes trouxeram na sua bagagem, não só centenas de fotografias, amostras de basalto, de areia negra e de pedra-pomes, mas também um conhecimento muito mais aprofundado das questões da Biologia e Geologia e da Físico Quìmica, da realidade da Região Autónoma dos Açores, e até, quem sabe, a vontade de um dia regressar com as suas famílias.

Como nota final agradecemos o apoio precioso, prestado pelas câmaras da Povoação e de Ponta Delgada.

As Professoras responsáveis pela visita de estudo Ana Alves e Isabel Azevedo

Ver Fotos aqui.