Escola de Referência no Domínio da Visão

baixavisao

O AE de Maximinos é o Agrupamento de Escolas de Referência no Domínio da Visão do distrito de Braga, para  a Educação Pré-Escolar, Ensinos Básicos e Ensino Secundário.
Tem como resposta educativa especializada as seguintes áreas: literacia Braille, orientação e mobilidade, produtos de apoio para o acesso ao currículo e ainda atividades de vida diária e competências sociais.
O agrupamento de escolas dispõe de um corpo docente especializado na área em questão e de equipamentos como leitores de ecrã, software de ampliação de caracteres, linhas e impressora Braille, entre outros. Alberga, ainda, um Centro de Apoio à Aprendizagem e Socialização para a Autonomia- CASA, que permite o desenvolvimento de atividades funcionais ao nível da independência e autonomia.

A minha experiência na escola de referência tem a ver com a aprendizagem do braille, útil na minha vida pessoal e de estudante, de tecnologias especificas com leitores de ecrã e orientação e mobilidade na escola e fora dela.

Na CASA (Centro de Apoio à Socialização e Autonomia) aprendi a cozinhar e a fazer tarefas gerais de limpeza. Deveria haver mais escolas de referência no país para que os alunos não tenham que vir de longe.

Júlio Coelho, 9º ano

É bom estudar na escola de referência. A maneira dos professores ensinarem é bastante compreensível. Na escola tenho tecnologias e atividades da vida diária que são aulas práticas que gosto de ter.

Pedro Soares, 9º ano

Eu uso lupa e gosto muito de a usar. Uso ainda outros equipamentos como o computador, portanto, eu digo que gosto da escola de referência de Maximinos.

Rui Silva, 10º ano

Há cerca de um ano que fomos apanhados por esta pandemia que veio colocar o nosso Mundo e as nossas vidas do avesso! Todos tivemos que reinventar a nossa forma de viver e de seguir em frente!

Nunca a relação e a colaboração entre a escola, o aluno e a família assumiram um papel tão fundamental. Como encarregada de educação de um aluno de Educação Especial tenho a sorte de experienciar esta proximidade e esta preocupação constante dos professores com o acompanhamento ao meu educando e ao seu trabalho. Naturalmente o E@D traz constrangimentos e nunca poderá substituir o ensino presencial, mas o empenho e a dedicação que sinto nos professores vem amenizar esta situação, que se traduz em relação, aprendizagem e sentido de responsabilidade para o meu educando.

E.E. - Natália Carvalho

Como estudante da escola de referência de Maximinos tenho a dizer que a minha experiência é gratificante, pois estudo desde o primeiro ano de escolaridade, fui aprendendo simultaneamente a leitura e a escrita do braille e a acessibilidade dos computadores, que nós pessoas com deficiência visual felizmente temos.

Também aprendi atividades da vida diária, como por exemplo fazer refeições fáceis e simples. Também me é ensinada a orientação e mobilidade, onde aprendo a deslocar-me e orientar-me em vários locais da cidade.

Miguel Pereira, 10º ano

Foi quando entrei para a escola de referência que aprendi a escrever direito num computador. Aprendi, também, a mexer em diferentes programas que me ajudam na vida enquanto estudante.

Foi aqui que aprendi braille que é importante para mim nas aulas de matemática para resolver exercícios, testes e fichas.

Na escola aprendi muita coisa na CASA (Centro de Apoio à Socialização e Autonomia), aprendi a realizar tarefas da vida diária, principalmente, refeições simples.

Leandro Silva, 11º ano