O Clube Ciência Viva STEAM on! faz parte de um projeto de ERASMUS+ denominado STEM on, que envolve escolas da Croácia, Letónia e Polónia, além da nossa.
Na semana de 7 a 11 de outubro, realizou-se em Braga a 2.ª mobilidade deste projeto, tendo o Agrupamento recebido 9 alunos e 7 professores estrangeiros que, juntamente com 11 alunos e 3 professores portugueses participaram num conjunto rico e diversificado de atividades sobre o tema (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além dos objetivos científicos, a partilha cultural e a promoção de uma cultura de cidadania e vivências europeias é também um objetivo de qualquer projeto ERASMUS.
Durante a semana as atividades foram muitas e variadas. Começou com a receção dos participantes na ESMax, pelo Sr. Diretor e coordenadores do projeto, e na Câmara Municipal de Braga, pela Sra. Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Dra. Carla Sepúlveda, e pelo seu assessor, Dr. João Medeiros, que apresentaram um pouco da história da cidade.
Realizaram-se workshops sobre robótica e introdução à programação, microscopia na Biologia e o papel das ciências fundamentais, em particular da Física e da Química, na diminuição da nossa pegada ecológica. Estes workshops foram dinamizados por professores e alunos do Agrupamento.
Os participantes foram à Casa da Ciência, assistir a um filme de planetário imersivo “From the Earth to the Universe” e realizar uma oficina pedagógica de sensores externos com microbit adaptada a projetos STEAM de medição de radiação ultravioleta.
Foram ainda ao laboratório de robótica do INESC TEC, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, onde puderam conhecer os vastos campos de aplicação da robótica, em particular na exploração e proteção ambiental do território marítimo.
Uma viagem de barco para conhecer as 6 pontes que ligam as margens do Porto e de Gaia do rio Douro, além de muita diversão, permitiu conhecer diferentes materiais e formas de construção destas estruturas.
O Bom Jesus do Monte, com a sua escadaria, Santuário, parque e funicular, foi também sujeito de uma abordagem diferente, onde os participantes puderam explorar o local sob a orientação de um pedipaper digital, na ferramenta Math City Map, e superar várias provas. A física e engenharia subjacentes ao funcionamento do funicular, que apenas utiliza água e a força gravítica como “combustível”, a todos encantaram.
Todas as atividades permitiram ver as Ciências Experimentais, a Matemática, a Engenharia e a Tecnologia interligadas e aplicadas ao progresso e à sustentabilidade, bem como criar e reforçar laços de amizade entre os vários países participantes.
STEAM on!
ERASMUS + STEM on