Capacitar para melhor incluir

Centro de recursos para a inclusão

Os centros de recursos para a inclusão, vulgarmente designados como CRI, são recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e inclusão. Neste âmbito, no presente ano letivo, o AE Maximinos estabeleceu uma parceria com a entidade CERCI Braga.

Para além de apoiar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos (em termos de desenvolvimento pessoal, social, psicomotor, linguagem/comunicação, entre outros) e o desenvolvimento de processos de transição para a vida pós-escolar, a sua ação é relevante na capacitação da comunidade educativa para uma melhor inclusão.

A partilha de saberes, a formação de professores e assistentes operacionais (em áreas diversas como: comunicação alternativa, correção postural, comunicação assertiva, diversidade cultural…), a habilitação dos encarregados de educação, bem como o desenvolvimento de espírito de equipa em diferentes turmas, são exemplos das boas práticas que têm sido desenvolvidas no AE Maximinos.

Dinâmicas desenvolvidas com as turmas: Bingo Humano da Amizade; Basket das Injustiçascrif01

As atividades realizadas tiveram como propósito promover o espírito de equipa, o bom relacionamento e a reflexão sobre a importância de valorização da diversidade.

Na opinião das técnicas que as desenvolveram (Andreia Soares -Educadora Social; Lígia Lomba- Terapeuta da Fala; e crif02.jpgSara Magalhães- Fisioterapeuta), estas dinâmicas são benéficas para o desenvolvimento social e pessoal de cada criança/jovem/aluno, unindo o lúdico à aprendizagem.

A importância do respeito pelo outro, a perceção que, apesar de diferentes, temos pontos e gostos em comum, permitiu a cada aluno conhecer melhor os elementos da sua turma, desenvolvendo o espírito de pertença e entreajuda.

Ações de capacitação: Correção Postural nas Atividades da Vida Diária (AVD)

crif03A ação, desenvolvida pela fisioterapeuta Sara Magalhães, nas instalações da Escola Secundária, decorreu no passado dia 25 de março e contou com a presença de vários assistentes operacionais

Iniciou-se com uma introdução teórica aos temas da Ergonomia e Correção Postural, abordando-se a prevenção de riscos e a ginástica laboral.

Seguidamente, efetuou-se uma sessão prática de ginástica laboral, enfatizando as vantagens do seu uso para prevenção de lesões.

Posteriormente, foram exercitadas atividades de vida diária, envolvendo, algumas, cadeiras de rodas,crif04 praticando-se transferências de: sentado para a posição ortostática; cadeira de rodas para cadeira e leito e vice-versa; cadeira de rodas para o chão e vice-versa.

Ao longo da sessão foram também partilhadas experiências pessoais das assistentes operacionais e casos  práticos, para definição de estratégias de adaptação, das técnicas sugeridas, a situações vivenciadas no dia a dia.