Descida inclusiva de alunos com deficiência visual do AE Maximinos na 4ª edição do Arouca Rafting Summit

raf1

No passado dia 24 de janeiro, deslocaram-se, a convite do município de Arouca, 5 alunos: Pedro Soares, Rui Machado, Vera Baptista, Júlio Coelho e João Cavalcanti, e 3 professoras: Isabel Mourão, Eduarda Cadeco e Suzel Bilber, todos provenientes da Escola Secundária de Maximinos. O objetivo desta visita foi a participação na quarta edição do Arouca Rafting Summit, evento organizado pela Câmara Municipal de Arouca, a Federação Portuguesa de Canoagem e diversas empresas de Rafting do concelho de Arouca.

Um dos temas abordados neste evento, que irá decorrer do dia 24 ao dia 28 de janeiro, foi o rafting como desporto inclusivo, sob o mote “Rafting para todos”, este ano mais direcionado para pessoas com deficiência visual. A atividade consistiu na descida do rio Paiva, uma descida de sensivelmente 7 km de extensão e aproximadamente 90 minutos de duração.

Antes de serem encaminhados para a atividade de rafting, a comitiva que veio de Braga foi recebida na Câmara Municipal de Arouca pela presidente Margarida Belém, que também participou na atividade, e pelo seu executivo. Este evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, e também com a presença de órgãos de comunicação social.

Depois desta receção na Câmara Municipal, a comitiva de Braga e as restantes pessoas embarcaram num miniautocarro em direção ao ponto de chegada do rafting. Lá, foi-nos indicado que iríamos vestir o vestuário indicado para a atividade, que era constituído por fato, casaco, botas, meias, capacete e colete salva-vidas. Depois disso, as pessoas embarcaram novamente no miniautocarro em direção ao ponto de partida do rafting. Lá, as pessoas foram divididas em cinco grupos, de modo a ocuparem os cinco barcos disponíveis. Em cada barco, iam 2 guias que dariam as indicações e os movimentos que deveriam ser feitos com o remo e explicações relacionadas à paisagem em redor, pois uma parte dos presentes era deficiente visual e necessitaria dessas explicações bastante telegráficas.

raf4

Desde sempre, a diversão e a boa disposição reinaram na atividade, destacando-se algumas brincadeiras realizadas entre barcos. Em relação aos guias, dizer que fizeram um excelente trabalho. Sempre na base da boa disposição e no bom humor, os guias conseguiram fazer as descrições de maneira excelente. As explicações que foram dadas em relação à modalidade também foram muito bem-feitas. Por isso, é fácil concluir que o trabalho realizado por esta gente é nota 20. Para culminar esta atividade, fomos presenteados com um almoço aconchegante! É de felicitar a Câmara Municipal de Arouca e todos os colaboradores deste evento por terem proporcionado aos alunos e aos professores esta experiência radical.

Texto elaborado pelo aluno:
Júlio Coelho 12º3

Ver fotos