Dia Internacional dos Migrantes

18 de dezembro de 2023

fotos 1

Segundo do dicionário Priberam, migrante é “Que ou o que muda de país ou de região”.

Assim sendo, independentemente da razão, ou razões, todos somos migrantes, quando mudamos de cidade ou de país, por razões profissionais, pessoais, ou outras.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no discurso de 2022 para o Dia Internacional do Migrante afirmou, então, que “Neste Dia Internacional dos Migrantes refletimos sobre as vidas das mais de 280 milhões de pessoas que deixaram o seu país na procura universal de oportunidades, dignidade, liberdade e uma vida melhor (…). Mas a migração irregular através de rotas cada vez mais perigosas, o reino cruel dos traficantes, continua a ter um custo terrível. Nos últimos oito anos, pelo menos 51 mil migrantes morreram – e outros milhares desapareceram.) “(…)

Um ano depois, a situação dos que têm de deixar os seus países agravou-se, com a escalada dos conflitos bélicos, ou o agravamento de outros e, em muitos casos, o termo “catástrofe humanitária “não é um exagero, antes eufemismo.

Cabe a cada um e a todos ajudar, até porque, se para educar uma criança é “preciso uma aldeia”, para apoiar um outro ser humano, seja quem for, só é preciso vontade.

CeD

Site das Nações Unidas



Imprimir