Visita de Estudo/Aula de Campo: À descoberta do património geológico do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN)

IMG 20230224 1

Na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, realizou-se a aula de campo no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN).

As turmas dos 11.º do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas de Maximinos marcaram presença nesta aula conduzida pelo Dr. Artur Viana, Técnico Superior do PNLN, organizada pela docente de biologia e geologia Elisa Oliveira e, também, acompanhadas pelas docentes Ana Rita Pereira e Cristina Vasconcelos.

O plano contou com atividades no âmbito da biologia (biodiversidade da região) da parte da manhã, bem como no âmbito da geologia (observação de rochas, fósseis, dobras, processos de erosão, regressões e transgressões marinhas), da parte da tarde.

Os percursos pedestres, orientados pelo guia, “Entre o Cávado e o Atlântico”, tiveram início no Clube Náutico de Fão e foram realizadas diversas paragens, de modo a serem prestadas explicações e esclarecimentos relativos aos locais a observar: Estuário do Cávado e Miradouro sobre o Estuário, Observatório de aves, Miradouro da restinga, Praia dos moinhos de Apúlia, Monte de S. Lourenço e Praia do Belinho, respetivamente.

Esta aula de campo permitiu aos alunos aprofundar os conhecimentos relativos aos temas da disciplina de biologia e geologia, de acordo com as aprendizagens essenciais do 11º ano, e estabelecer a ligação teórico-prática dos conteúdos abordados com a realidade exterior à sala de aula.

Com esta Visita de Estudo, o Agrupamento de Escolas de Maximinos respondeu ao tema do ano das Escolas Embaixadoras do Parlamento EuropeuUNIDOS NA BIODIVERSIDADE.

Foi, sem dúvida, uma mais valia para todos os que participaram!

As alunas embaixadoras juniores do projeto EPAS:
Bárbara Ramos
Sara Barbosa