A Escola Secundária de Maximinos, debateu o tema da “Saúde Mental nos Jovens”, com o deputado Firmino Marques

batch 1674584454324 side

No dia 23 de janeiro, a Escola Secundária de Maximinos, no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, promoveu o debate sobre a temática da “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas? A sessão realizou-se no espaço da cantina, pelas 10h30 e contou com a presença do deputado da Assembleia da República, o Dr. Firmino Marques, Dr. Paulo Antunes, Diretor da Escola, Dr. Alexandre Lourenço, adjunto da direção, a coordenadora do projeto Dores Pereira, os jovens deputados eleitos (lista A) e todas as turmas de 11º e 12º ano e uma de 10º ano e os professores acompanhantes.

O Dr. Alexandre Lourenço, iniciou a sessão, na ausência do Diretor, presente na abertura da sessão, com a mesma temática, na Escola Frei Caetano Brandão. Começou por agradecer a presença de todos e fez uma breve apresentação da biografia e currículo do nosso ilustre representante nacional.

O deputado Firmino Marques, iniciou a sua intervenção começando por elogiar o projeto «Parlamento dos Jovens» e a adesão da nossa Escola. Destacou que este exercício de cidadania ativa e crítica é fundamental para a consolidação da nossa democracia, pois, estimula o gosto pela participação cívica e política e incentiva à reflexão e ao debate, para temas muitos pertinentes e que nos preocupam, como as vantagens/desvantagens do digital, tema de reflexão e debate no ano passado e o atual a saúde mental nos jovens, especialmente, depois de uma pandemia. Seguidamente, partilhou aspetos da sua experiência académica, no antigo Liceu Nacional Sá de Miranda e o pioneirismo na criação da associação de estudantes, que o influenciaram e conduziram à atual condição de Deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga (Partido PSD). Salientou a importância do associativismo nas escolas, para a promoção de reflexão, melhoria e mudança. Lembrou ainda, que a Escola de Maximinos é uma grande referência no Desporto Escolar, em especial na modalidade de andebol.

Concluindo a sua intervenção inicial, o deputado Firmino Marques apresentou um PowerPoint, para explanar os diversos aspetos da organização e funcionamento da Assembleia da República, nomeadamente, em relação: à constituição e competências; o funcionamento do Plenário; as Comissões Parlamentares, tendo destacado, as que participou; a sua composição atual; as atividades de preparação do debate parlamentar até ao processo de decisão do Parlamento e a iniciativa legislativa de Cidadãos. Terminou referindo, a presença muito residual de jovens deputados, no Parlamento, entre os 18 e os 25 anos, com apenas dois.

Entrando na abordagem da temática, começou por introduzir a definição de Saúde Mental segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para de seguida, enunciar o conceito de Saúde Mental. Destacou que a Saúde Mental nos jovens, é uma área prioritária de intervenção, sendo necessário uma cultura de promoção e prevenção a nível nacional. Identificou alguns fatores com impacto na saúde mental dos jovens, tais como: o desejo de maior autonomia; a pressão entre pares; a identidade, a sexualidade e as relações interpessoais; os comportamentos aditivos; os desafios colocados pelos media e as novas tecnologias; a discriminação ou exclusão social; a violência, bullying, cyberbullying; a segurança online e as dificuldades no acesso a serviços qualificados. Os sinais de alerta mais visíveis são o isolamento, a apatia, a tristeza, o cansaço, a ansiedade e a agressividade. Ficamos a saber que, Portugal ocupa o segundo lugar no ranking dos países com mais problemas de saúde mental nos jovens. As estatísticas mostram que atualmente, um em cada cinco adolescentes sofre de perturbação de ansiedade e um em cada quatro, de depressão. Face a estes dados alarmantes, é crucial que os jovens desenvolvam e mantenham hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a Saúde Mental. São exemplos disso, a prática regular de exercício físico, um sono de qualidade, uma alimentação equilibrada, a adoção de estratégias para lidar e resolver problemas, uma boa gestão das relações interpessoais e de controlo de emoções. Ressaltou que, a Escola é um espaço de excelência, para a promoção das aprendizagens académicas, mas também, das relações sociais, da educação emocional e de um estilo de vida saudável.

Terminada a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões sobre o tema em reflexão. O aluno Rodrigo Vieira, deputado eleito pela lista A, tomou a palavra e ressaltou a necessidade de uma resposta mais rápida e de qualidade no acesso aos serviços de saúde mental. Lamentou o fim da gestão privada do Hospital de Braga, uma parceria de sucesso do público-privado do Serviço Nacional de Saúde. Apresentou ainda, as três medidas de recomendação, no âmbito do projeto Parlamento Jovem, as quais foram enaltecidas pelo deputado Firmino Marques.

No geral, esta palestra revelou-se muito profícua e gratificante, para todos os envolvidos, alunos e professores e contribuiu para a sensibilização desta temática junto dos mais jovens.