EFA – TIPO A (aproximadamente dois anos letivos)

CartazQualifica

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são uma oferta formativa destinada à população que pretenda elevar as suas qualificações escolares e profissionais.

Para quem?

Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos (no caso dos Cursos EFA de nível básico) e 23 anos (no caso dos Cursos EFA de nível secundário) à data de início da formação.

Qual a certificação?

A conclusão com aproveitamento de um curso EFA correspondente a qualquer percurso formativo dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, respetivamente: Básico 1 (obtendo o 1.º ciclo do ensino básico); Básico 2 e Básico 1+Básico 2 (obtendo o 2.º ciclo do ensino básico), conferindo o nível 1 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ); Básico 3 e Básico 2 + Básico 3 (obtendo o 3.º ciclo do ensino básico), conferindo o nível 2 de qualificação do QNQ e, Secundário (obtendo o ensino secundário), conferindo o nível 3 de qualificação do QNQ.

A certificação escolar resultante de um curso EFA de nível básico permite o prosseguimento de estudos através de um curso EFA de nível secundário ou o ingresso num processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) com vista à obtenção de uma qualificação de nível secundário. A certificação escolar de nível secundário permite o prosseguimento de estudos através de um Curso de Especialização Tecnológica ou de um curso de nível superior.

Prosseguimento de estudos

Os adultos que concluam o ensino básico ou secundário através de cursos EFA e que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respetivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formação.

COMPETÊNCIAS BÁSICAS (300 horas)

Visa a aquisição pelos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação.

Para quem?

Destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que não tenham frequentado o 1.º ciclo do ensino básico ou equivalente ou que, tendo frequentado, não demonstrem possuir as competências básicas de leitura, escrita e cálculo.

Organização curricular

Compreende seis unidades de formação, de 50 horas cada: Leitura e escrita (iniciação, aprofundamento e consolidação); Cálculo (iniciação e aprofundamento) e, Tecnologias de Informação e Comunicação (sensibilização).

Portaria n.º 1100/2010 de 22 de outubro

FORMAÇÃO MODULAR (50 horas cada)

INGLÊS INICIAÇÃO

INGLÊS CONTINUAÇÃO

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

TIC

As formações modulares dão a possibilidade aos adultos de adquirir mais competências e obter mais habilitações escolares e qualificações profissionais, com vista a uma (re) inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Para quem?

Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos sem a qualificação adequada para inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.

Certificação

Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma formação modular é-lhe emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação concluídas com aproveitamento.

Ficha de inscrição