O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi assinalado com um conjunto de atividades no nosso Agrupamento, onde estiveram envolvidos os alunos do 2.º e 3.º ciclos da EB Frei Caetano Brandão e da Escola Secundária de Maximinos. Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas 9.º1, 9.º4, 9.º5, 9.º6 e 9.º7 analisaram um quiz explicativo da informação contida nos rótulos alimentares e a importância destes para fazerem escolhas saudáveis. Seguidamente, cada aluno explorou, através de uma ficha de consolidação, o rótulo de um alimento utilizado no seu lanche/pequeno-almoço. Com a ajuda do cartão da Deco, onde consta o semáforo alimentar, atribuíram a cor do semáforo relativamente à quantidade de lípidos (total e saturados), glícidos simples (açúcares) e sal presentes no alimento. A posteriori, os mesmos irão fazer uma análise crítica ao alimento com base na declaração nutricional e nos ingredientes (o mais abundante e os aditivos alimentares presentes). A turma 9.º3, para comemorar este dia, realizou, em Ciências Naturais, uma atividade de cariz prático " O sal escondido nos alimentos". Foi feita uma análise de rótulos de alimentos quanto ao teor de sal que ficou expressa em dois cartazes informativos expostos no espaço escolar.
Estes trabalhos, desenvolvidos em articulação com o Programa Eco-Escolas, o Clube Ciência Viva STEAM on e o projeto PES "Promoção e Educação para a Saúde", promovem e estimulam a autonomia e o espírito crítico dos nossos jovens, bem como contemplam competências e aprendizagens das várias disciplinas.
Já os alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) tiveram a oportunidade de responder a um questionário online, alusivo ao tema alimentação, e que esteve disponível no dia 16 de outubro, através de um QRcode, na sala do aluno.
Veja aqui as fotos.