Dia da Europa

dEf4

No contexto do Dia da Europa, e no âmbito das atividades desenvolvidas pelo projeto Escola Embaixadora Parlamento Europeu do AE Maximinos, e do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, decorreu no passado dia 13 de maio, uma sessão direcionada para as turmas do 12º ano de escolaridade (turmas 1|2|3|4) e, ainda, para os alunos embaixadores juniores do Agrupamento (10º1).

A seleção do público-alvo desta sessão prendeu-se com a proximidade das eleições europeias (9 de junho) e com a necessidade de esclarecimento sobre a importância da participação no mesmo, pelos estudantes que já atingiram a maioridade, de modo a contrariar a abstenção.

A sessão contou, como orador convidado, com a presença de Pedro Madeira Froufe, Professor Auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho.

De um modo muito claro e sucinto, o Professor Pedro Madeira Froufe, começou por mostrar como todo o nosso quotidiano resulta de uma Europa integrada, os seus benefícios (livre circulação de pessoas, bens, mercadorias, moeda única…), a sua génese (situada no pós II Guerra Mundial) e o seu sentido, ainda, atual: proclamar a Paz, com desenvolvimento económico e social.

No final da sessão, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer algumas questões originando um diálogo sinergético.

As apreciações finais das turmas foram bastante positivas, uma vez que a sessão alertou para a importância da participação no ato eleitoral, pois o voto não é só um direito mas também um dever cívico.

Agradecimentos especiais ao Senhor Professor Pedro Madeira Froufe, pelo tempo disponibilizado nesta exposição, que foi tão clara e acessível, sobre a importância de uma Europa Unida.

Texto: Francisca Faria | Bárbara Loureiro (embaixadoras juniores)
Revisão de texto: Cristina Vasconcelos (embaixadora sénior)
Fotos: Anabela Ferrás (docente Filosofia)

eepe