11º2 e 11º3 em aula de campo de Filosofia da Arte na Zet gallery

No dia 17 de abril, as turmas da Escola Secundária de Maximinos 11.º2 e 11.º3, participaram numa visita guiada à galeria de arte contemporânea “Zet Gallery”.

Começaram por uma visita guiada a todas as obras de arte presentes na galeria e, por fim, assistiram a um documentário no auditório.

A exposição tinha como título “O sentido da vida é só cantar” e estavam patentes obras dos artistas Alexandra de Pinho, Filipa Leal, Jorge Feijão, Mafalda Veiga, Marta Bernardes e Zélia Mendonça. Todos eles com maneiras diferentes de expressar a sua posição política e de representar o tema da liberdade, visto que era uma exposição em celebração dos 50 anos do 25 de Abril e dos 10 anos de existência da galeria.

A curadoria da exposição é de Nuno Faria e, no documentário, ele apresenta-nos as estratégias e a importância da conjugação perfeita das obras entre si. No mesmo documentário, cada artista mostra o seu processo criativo, as suas inspirações e o modo como criaram a obra final.

Num todo, a visita foi bastante benéfica para auxiliar os alunos a refletir sobre o que, no seu entendimento, é a arte, visto que foi uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Filosofia, no contexto da Filosofia da Arte!

Texto:  Gustavo Carneiro | Joana Giva

Mais fotos aqui.