Dia Internacional da Mulher

IMG 20240311

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, e no contexto da Escola Embaixadora Parlamento Europeu do AEMaximinos, no dia de ontem, as turmas do 10º1 e do 12º3 receberam, como oradora convidada, Raquel Galego, membro do MDM - Movimento Democrático de Mulheres.

Esta palestra iniciou-se com a leitura, pelos alunos, de poemas da autoria de mulheres.

Raquel Galego teve oportunidade de se apresentar e de dar a conhecer os motivos que a fizeram integrar este movimento. Explicou também o que era o MDM, a sua história, os seus projetos e os seus objetivos.

Ao longo da palestra abordaram-se várias temáticas como a importância da igualdade de género, e a desigualdade de género existente, a emancipação feminina, a mulher durante o fascismo, o direito ao voto e a importância do 25 de abril para as mulheres. Abordaram-se também temas que, mesmo após 50 anos do 25 de abril, ainda são barreiras para as mulheres.

Numa fase final, os alunos tiveram oportunidade de expressarem as suas opiniões e esclarecerem questões.

As apreciações finais das turmas foram bastante positivas, uma vez que os alunos sentiram que a palestra instigou o debate e a reflexão sobre vários assuntos bastante atuais.

À saída haviam bolinhos e, para as mulheres presentes, haviam frases motivacionais escritas em braille, pelos alunos e professores do Ensino Especial (o nosso muito obrigada à professora Eduarda Cadeco, que coordenou todos estes “miminhos”).

Agradecimentos especiais à nossa oradora, Raquel Galego, pelo tempo disponibilizado.eepe

As alunas embaixadoras juniores
Texto: Bárbara Loureiro e Francisca Faria