Visita da Coordenadora Nacional EPAS ao AEMAXIMINOS

1705614649556

No passado dia 18/1/2024 o Agrupamento de Escolas de Maximinos recebeu a visita da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EPAS, do inglês European Parliament Ambassador School).

Na sessão com os embaixadores juniores (alunos da turma 10º1), a coordenadora nacional lembrou que o programa EPAS “visa sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus; incentiva também os alunos a participarem ativamente nos processos democráticos da UE; destina-se a alunos provenientes de diferentes horizontes no que respeita a percursos escolares, meios sociais e origens geográficas”; assim, “as escolas selecionadas para participar no programa escolhem professores e alunos, nomeando-os embaixadores ‘seniores’ e ‘juniores’, respetivamente, que ficam encarregados da execução do programa”, desenvolvendo um conjunto de atividades que, neste ano letivo, são subordinadas ao tema Democracia em ação. No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas. Após a conclusão com êxito do programa, as escolas são certificadas como escolas embaixadoras com a atribuição anual de uma placa, e atribuídos certificados aos embaixadores do programa.

Com uma energia muito positiva e altamente contagiante, a Dra. Isabel Baltazar incentivou os novos embaixadores juniores à ação e à participação na vida política (a política entendida no sentido do termo grego polis, cidade, ou seja, a participação de todos os cidadãos na vida da cidade, na vida em sociedade, onde todos podem e devem participar, democraticamente, em decisões que afetam a vida de todos e de cada um).

Parabenizou os ex-embaixadores juniores, pelo trabalho desenvolvido no biénio 2021/2022 e 2022/2023, e fez a entrega simbólica dos Certificados de Participação à aluna Margarida Sousa (representante dos ex-embaixadores juniores).

A visita da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional, foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo AEMAXIMINOS, desde o ano letivo em que aderiu à primeira fase do programa de escolas EPAS/Portugal (2016/2017) até ao presente ano letivo.

eepe

 

A embaixadora sénior
Cristina Vasconcelos

 

 

Ver Fotos


Imprimir