Biblioteca Humana

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, as turmas do 11°ano participaram na atividade Biblioteca Humana, uma parceria da biblioteca escolar e das disciplinas de Biologia/Geologia e Filosofia com o Serviço de Psico-Oncologia da Delegação da Liga Portuguesa contra o Cancro, de Braga.

Os alunos tiveram o privilégio de “ler” diferentes livros, representados por pessoas reais que partilhavam o seu conhecimento sobre a doença oncológica, desmistificando-a. Falaram com uma sobrevivente, um familiar, uma terapeuta de reiki, uma investigadora da área e duas psicólogas da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A atividade visava reforçar a importância do trabalho desta instituição, do rastreio e do voluntariado no  trabalho comunitário.

Em articulação com a biblioteca escolar, o Programa de Educação para a Saúde (PES) associou-se a esta iniciativa e entregou à Liga, mensagens de alento e esperança (para serem entregues a doentes oncológicos) e cartazes, elaborados pelos alunos das várias escolas do Agrupamento. Entregou, também, a verba angariada pelos alunos, pelos docentes e pelos não docentes (592€).

Nesta singela cerimónia estiveram presentes 3 alunas da escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão, acompanhadas pela professora Rosa Sarmento, e 3 alunos da Escola Secundária, em representação de todos os alunos do Agrupamento de Escolas.

Os trabalhos e a verba angariada foram entregues ao Dr. Ricardo Silva, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro - delegação de Braga.

A todos os que contribuíram para esta iniciativa, um bem haja!