Sessão do Projeto Acolhe +: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros

Turma 11º1

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, 16/11/2023, e integrada no projeto Escola Embaixadora Parlamento Europeu, a turma 11º1 recebeu a Dra. Sónia Diz da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, numa sessão subordinada ao tema: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros.

No início da sessão foi-nos apresentado o CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - que desenvolve projetos com foco no acolhimento de Nacionais de Países Terceiros, na comunidade local, realizando atividades em diversas áreas de integração, através de uma abordagem alicerçada na dignidade da pessoa e Direitos humanos fundamentais.

Na segunda parte da sessão assistimos ao vídeo "Racist Glasses", onde num tom irónico se apresentaram diversas críticas sociais e culturais. O preconceito e a discriminação foram os principais tópicos abordados no vídeo, levando cada aluno a refletir sobre o “julgamento” e a divisão social criada entre indivíduos com realidades culturais diferentes.

No fim da sessão, em dinâmica de turma, foi possível haver um debate com foco nos principais motivos do preconceito e os seus resultados na nossa sociedade – discriminação, conflito e violência – chamando-se a atenção da necessidade do respeito pela diversidade, como base de uma sociedade que se deseja mais igualitária.

Os alunos do 11º1
Texto: Afonso Fernandes e Matilde Guimarães