Sessão do Projeto Acolhe +: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros

Turma 11º3

No dia 16 de novembro de 2023, na Escola Secundária de Maximinos, decorreu uma sessão “Discriminação “racial” | Lei de estrangeiros”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Filosofia e no contexto Escola Embaixadora Parlamento Europeu.
A turma 11°3 foi uma das turmas alvo desta sessão, dinamizada pela Dra. Sónia Diz, do projeto Acolhe+ da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga.
Este projeto tem estado em vigor desde janeiro de 2020 e continuará até dezembro deste ano, com o objetivo de contribuir para o acolhimento de Nacionais de Países Estrangeiros na comunidade local.
Começou-se por assistir a um pequeno vídeo “Racist glasses” (Óculos racistas), que mostrava uma visão distorcida e muito influenciada por preconceitos sociais, geradores de generalizações preconceituosas relativamente a pessoas de diferentes “raças”, enquanto se estava a usar os tais “Óculos racistas”.
Foram depois abordados conceitos como racismo, discriminação, preconceito e, também, os seus efeitos - sociedades desiguais onde nem todos são respeitados e nem todos têm acesso aos seus direitos.
Chegou-se à conclusão de que muitos destes comportamentos preconceituosos resultam do medo da diferença, traduzindo-se em preconceito, racismo ou discriminação. É, por isso, muito importante continuar a informar e sensibilizar as pessoas, para que estes comportamentos deixem de existir.

Os alunos do 11º3
Texto: Luana Oliveira e Guilherme Ribeiro