Sessão do Projeto Acolhe +: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros

image 50391809

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, dia 16/11/2023, e integrado no projeto Escola Embaixadora Parlamento Europeu, a turma 10º1 recebeu a Dra. Sónia Diz da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, numa sessão subordinada ao tema: Discriminação “racial” |Lei de estrangeiros.

Numa primeira parte, foi-nos explicado o que era o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes), os seus projetos e os seus objetivos. Também nos foram apresentadas estatísticas relacionadas com o ano anterior no que toca às migrações e às nacionalidades que mais recorreram a esta entidade.

Numa fase mais avançada, visualizamos um vídeo intitulado de “Racist Glasses” (deixamos aqui o link no caso de alguém estar interessado-https://www.youtube.com/watch?v=S0X5Pv_Yfnk) e refletimos sobre a mensagem que este pretende passar. Também visualizamos várias imagens relacionadas com a questão “O que é o preconceito e a discriminação?”.

Ao fim de várias opiniões ouvidas, surgiram vários conceitos que foram esclarecidos e desmistificados, conceitos esses como o preconceito, o racismo e a discriminação. Foram-nos clarificados os significados, os motivos pelos quais ocorrem e o impacto destes nas nossas ações.

A apreciação final da turma foi bastante positiva, pois sentimos que esta sessão instigou o debate e a reflexão sobre os assuntos já mencionados.

Aproveitamos para agradecer à Dra. Sónia Diz pelo tempo disponibilizado.

As embaixadoras juniores da Escola Embaixadora Parlamento Europeu,
Texto: Bárbara Loureiro e Beatriz Henriques