Atividades de Encerramento

Projeto CAPACIT’ARTE

Pontes para a inclusão

Nos últimos dois anos, o Projeto CAPACIT’ARTE,, dinamizado pela CEA (Cooperativa de Ensino Artístico) nas escolas do concelho de Braga, em parceria com o Município,  tem criado oportunidades para que as artes cheguem a todos, em prol de uma educação cada vez mais inclusiva. No Agrupamento de Escolas de Maximinos, foram diversas as atividades dinamizadas ao longo do ano letivo ligadas às  suas três linhas de ação: Eu sou Eu! Eu sou Espectador! Eu sou Artista!

O final do ano ficou marcado pelas apresentações finais do projeto:

- no dia 29 de maio, a escola Secundária de Maximinos, na linha de ação Eu sou Espectador, foi palco de uma performance musical pela professora Beatriz Cervellini, ao piano e guitarra, e a cantora convidada, Karla Izidro, numa viagem entre Portugal e Brasil. Iniciando com duas canções portuguesas, que falam sobre o mar e os descobrimentos, passando pelos povos indígenas, com uma canção em Tupi Guarani, dos Povos Parakanã do Pará, voltando a Portugal com  uma música dos Madredeus "Andorinha da Primavera", unindo os dois países, numa abordagem aos grandes cantores do período da ditadura militar, a "Balada de Outono", de Zeca Afonso e "Tanto Mar" numa homenagem ao 25 de abril, de Chico Buarque, terminando com a energia das Festas Juninas do Brasil e um Medley de canções do compositor Luiz Gonzaga com ritmo nordestino brasileiro, este espetáculo proporcionou momentos únicos. Os alunos puderam também participar dançando e cantando, tendo um dos alunos cantado a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga.

pcf1

pcf2

- No dia 6 de junho, na EB 2/3 Frei Caetano Barndão, os alunos poderam assistir a uma performance de Teatro e Magia, pelo ator/professor Eduardo Gomes e o Mágico André Gomes, num momento de animação e magia, na linha de ação Eu sou Espectador, acompanhada de uma performance musical.

- No dia 12 de junho, na EB 1 de Maximinos, procedeu-se a uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, na linha de ação Eu sou Artista, acompanhada de uma performance musical.

pcf3

- No dia 13 de junho, no CE de Gondizalves, na linha de ação Eu sou Artista, tendo em conta o movimento artístico do expressionismo abstrato, inspirados nas obras de KandinsKy, foi feita a apresentação de um mural, cujo desenho e pintura, com tinta aquosa, numa parede exterior da escola, foi executada pelos alunos envolvidos no projeto, orientados pela artísta plástica Cristina Oliveira. Kandinsky foi um artista fascinado com a associação da música e da cor chegando a compor músicas para as suas obras de pintura. Foi nesta perspetiva, de englobar vertentes de Arte diferentes, exploradas durante este ano letivo, que este projeto se desenrolou com a primeira parte de vários murais, que terão continuidade nos próximos anos com o CAPACIT’ARTE. O objetivo principal será criar um crescendo na parede em forma de pintura, até atingir o lado maior e mais completo, tendo este ano iniciado com o mais pequeno.

pcf4