Alunos do 11.º4 viram reconhecida a qualidade do seu vídeo no concurso ChemRus23 da Sociedade Portuguesa de Química

Os alunos Afonso Fernandes, António Lima e Letícia Rodrigues, sob a orientação da Professora Isménia Loureiro, foram parabenizados pela qualidade do vídeo submetido ao concurso ChemRus e pela respetiva ficha experimental. Após a deliberação do júri, este decidiu entregar uma Menção Honrosa do concurso ChemRus23 à experiência intitulada “Azul Veloz”. A atividade laboratorial e experimental relaciona o aparecimento súbito da cor azul-escura com um dos fatores que influencia a velocidade das reações químicas: a concentração dos reagentes. Para o efeito, usaram como reagentes iodato de potássio; ácido sulfúrico concentrado; bissulfito de sódio; amido; e, água destilada. Esta atividade é conhecida como Reação de Landolt ou “relógio de iodo”.