Sessão nacional do Parlamento dos Jovens Secundário

Imagem2PARLAMENTO

Nos dias 29 e 30 de maio decorreu na Assembleia da República, a sessão nacional do Parlamento dos Jovens Secundário, tendo o Agrupamento de Escolas de Maximinos, sido representado pelos alunos/deputados Rodrigo Vieira, Joana Gonçalves e o jornalista, Gonçalo dias (11º 3). Foram dois dias de debate intenso, onde os alunos defenderam as recomendações do círculo eleitoral de Braga, sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”. Uma das medidas que integrou o projeto de recomendação final, a ser proposto à Assembleia da República, foi: «Implementação do “Escola Auxilia +”, que prevê a contratação de mais psicólogos para as escolas, para desenvolver projetos e programas para ajudar os alunos, bem como a atribuição de cheques “Bem-estar para Todos” aos alunos, independentemente da sua condição financeira, evitando, assim meses de espera (o psicólogo, além de ouvir o aluno, aconselha-o em todas as situações, da vida escolar e/ou pessoal, e direciona-o para psiquiatras ou psicólogos especializados, de acordo com o diagnóstico efetuado», e partiu de uma medida dos deputados do Agrupamento de Escolas de Maximinos e posteriormente, do ciclo eleitoral de Braga.
A Recomendação aprovada irá ser entregue ao Presidente da Comissão de Educação e Ciência, em nome do Parlamento dos Jovens.
Foi uma experiência de cidadania muito enriquecedora, para os alunos e professores acompanhantes. Houve partilha de ideias e convívio entre os jovens deputados eleitos e entre estes e os deputados eleitos dos vários quadrantes políticos da Assembleia da República.

Dores Pereira (Coordenadora do Parlamento Jovem secundário)