11º3 em aula de campo de Filosofia na Zet gallery

FOTO7

Na passada quinta-feira, dia 30 de março, a turma 11º3 da Escola Secundária de Maximinos visitou a Zet Gallery, no âmbito de uma aula de campo da disciplina de Filosofia, acompanhada pelas docentes Cristina Vasconcelos e Isabel Mourão.

Na visita, guiada pela Dra. Rita Fonseca, da Zet gallery, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com as obras da exposição “Miriam Makeba: a pós-memória da luta pela Liberdade na obra de Ângela Ferreira” - inspiradas na história de vida da ativista/artista sul-africana Miriam Makeba.

Miriam Makeba foi um dos muitos rostos que lutaram contra o Apartheid, regime que implementou a segregação racial na África do Sul, tendo sido obrigada a exilar-se nos EUA e, mais tarde, na Guiné-Conakry.

A casa onde Miriam Makeba viveu, em Dalaba (Guiné-Conakry), serviu de inspiração a Ângela Ferreira. Assim, através da escultura, do desenho e da fotografia revitaliza a causa defendida pela música e ativista.

A exposição de Ângela Ferreira “convida os alunos” a ver além do que é visível a olho nu, incitando a que estes eliminem as suas “pré-conceções” de arte e abram portas a uma nova forma de representar, mais simples, mas igualmente com mensagens de elevada importância como a tolerância, integração social, igualdade e respeito pelos direitos humanos.

Os alunos:
Adriana Costa