Aula de campo de Filosofia na Zet gallery

FotZt1

No dia 27 de março de 2023, a turma 11°1 dirigiu-se à Zet gallery, na aula de filosofia, com a intenção de aprofundar o tema Filosofia da Arte, através da exposição "Miriam Makeba: a pós- memória da luta pela Liberdade na obra de Ângela Ferreira."

Durante a visita de estudo, guiada pela Dra. Mariana Fortes, da Zet gallery, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras contemporâneas da artista Ângela Ferreira, que nasceu em Maputo (Moçambique) e se licenciou em escultura na Michaelis School of Arts, na Cidade do Cabo (África do Sul). As suas primeiras fases de construção artística surgiram da compreensão que teve de que o fim do colonialismo não eliminara as desigualdades criadas durante séculos. Deste modo, a artista desenvolveu projetos e corpos de trabalho que projetam as consequências do colonialismo na sociedade contemporânea.

Na exposição vista pela turma, Ângela Ferreira inspirou-se na sul africana Miriam Makeba – cantora, compositora, embaixadora da ONU, ativista – e numa pesquisa aprofundada, descobriu a casa que esta habitou no seu exílio em Dalaba, na Guiné-Conakry. A artista começa pela exploração plástica e semiótica das formas e dos detalhes – a arquitetura destaca-se bastante no seu trabalho – com a intenção de criar uma estrutura em que coabitam materiais endógenos, como o bambu e a ráfia, e industriais, como o ferro, o vidro, entre outros, num exercício reflexivo sobre a pluralidade africana e sobre a forma como coabita o desenvolvimento e a tradição.

Esta foi, sem dúvida, uma experiência marcante, com uma mensagem estimulante, com uma abertura a uma intenção política de melhorar e mudar as mentalidades.

As alunas: Catarina Namour e Joana Lago

Fotos aqui.