Ciclo de Cinema – 1ª sessão: “As migrações no feminino”

Na quarta-feira, 8 de março, realizou-se a atividade Ciclo de Cinema - Migrações: desafios associados, coorganizada pelo DCSH + projeto EPAS + projeto Acolhe+ da CVP - delegação de Braga.

A comunidade escolar e encarregados de educação, nacionais e migrantes, marcaram presença nesta primeira sessão cujo tema principal foi “as migrações no feminino”.

Paulo Antunes (Diretor do AE Maximinos), Isabel Baltazar (Gestora Nacional EPAS) e Cristina Vasconcelos (Embaixadora Sénior EPAS/ Docente do DCSH), iniciaram esta atividade proferindo palavras de acolhimento.

A sessão contou com a participação de Sónia Diz (representante do projeto Acolhe+ da CVP- delegação de Braga), Rita Ribeiro (investigadora e docente do Departamento de Sociologia da UM) e Saidatina Dias (Dirigente Associativa da Associação de Senegaleses).

A partir do visionamento do filme Persepólis (2007) promoveu-se o diálogo e a desconstrução de mitos e preconceitos em torno das migrações e do papel das mulheres no movimento migratório.

Esta primeira sessão permitiu dar uma “resposta” à realidade do AE Maximinos, com alunos de 30 naturalidades diferentes, multicultural, com necessidades diversas, em parceria com a CVP - delegação de Braga e o projeto Acolhe+. Deste modo, relembrou-se o Dia Internacional das Migrações (18 de dezembro) e comemorou-se o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A embaixadora Júnior do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu:
Sara Barbosa (11º2 nº19)

IMGf1 20230313