“Como era a Escola e o Ensino antes de abril de 1974”

contameComoEra

Nesta 5ª feira, 26 de janeiro, na Escola Secundária de Maximinos, o Clube Bibliotecas Humanas promoveu, para os alunos do 10º1 e 10º3,  mais uma sessão “À conversa com...”, com o tema “Como era a Escola e o Ensino antes de abril de 1974”. Pretendia-se também iniciar o Projeto “Escolas à Descoberta de Abril - 50 anos 25 de Abril (EDA 50), promovido pela Comissão Nacional de Educação, tendo sido selecionada a turma 3, do 10ºano (Área de Línguas e Humanidades).

Os docentes de Português convidados, Francisco Canário e Florêncio Gonçalves, conduziram esta agradável partilha de memórias, mostrando, através das suas vivências, como era escola em tempos de ditadura, desde o Ensino Primário (1º ciclo) até ao Ensino Universitário: como se aprendia e o que se aprendia, qual a relação dos alunos com os professores, os manuais e materiais escolares, o espaço físico da sala de aula, as atividades lúdicas, as expectativas de futuro dos alunos de então, as ideologias sócio-políticas subjacentes ao Ensino Público e Privado/Religioso.

Motivar-se-ia assim os alunos a perceberem o presente e conhecerem o passado, a partilharem experiências e emoções com os seus avós, gostando de ouvir histórias das suas vivências, por vezes tão difíceis. Além da abordagem cívica e sociológica, ficaram por isso animados para iniciarem as primeiras atividades do Projeto Nacional “Escolas à Descoberta de Abril - 50 anos 25 de Abril (EDA 50)”, a ser desenvolvido no presente ano letivo.