Projeto Cultural de Agrupamento / Plano Nacional das Artes

logoAEMax pnalogo

No âmbito do Projeto Cultural de Agrupamento/Plano Nacional das Artes, ao longo do ano escolar, foi desenvolvido trabalho em torno da Ópera em um ato “Nos Castelos de D. Afonso Henriques”, de José Carlos Godinho. O produto final foi apresentado no dia 9 de junho, no Museu D Diogo de Sousa. Nesta caminhada estiveram envolvidos 120 alunos dos três ciclos do ensino básico. A sua concretização acabou por dar força e expressão à cumplicidade coletiva que se foi consolidando ao longo de todo o processo.

Os alunos, impulsionados pelos seus professores, abraçaram a ideia com empenho e dedicação. Foi possível verificar a aproximação e o encontro feliz do Ensino Regular com o Ensino Articulado da Música e da Dança. A entrega foi total. Porque somos Agrupamento de Referência para alunos Cegos e com Baixa Visão, entregamos a narração à Leonor Pacheco, aluna do 5º3. No fim, todos estavam felizes com o que acabara de acontecer. Os alunos viram sair reforçados os sentimentos de pertença e de autoestima.

Os professores envolvidos entendem que estas experiências são marcos na história de vida destas crianças. Acreditam que amanhã, estes alunos serão entidades mais completas e a escola será encarada de maneira diferente, para melhor seguramente…

O Coordenador PCE/PNA
Francisco Silva